Men's Health (Portugal)

O que ainda não sabe sobre pizza.

NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM em comer pizza quando se começa a pensar em construir família. Mas, pela sua fertilidad­e, tenha em consideraç­ão o seguinte.

-

Para quase todos nós, até os mais fit, a pizza é uma refeição inigualáve­l. E, diz a ciência, pode estar também relacionad­a com as futuras famílias. Na prática, verificou-se que a infertilid­ade masculina é, em 50% dos casos, responsáve­l pela falha de um casal em conceber. À medida que os homens esperam mais tempo para iniciar uma família, o problema tende a piorar: depois de chegar aos 30 anos, a taxa de fertilidad­e diminui. No entanto, estas estatístic­as não precisam de deixar um sabor amargo na sua boca. Coma mais pizza e as suas tentativas podem dar resultados. Num estudo publicado na revista European Journal of Nutrition, os homens que consumiram duas colheres de sopa por dia de puré de tomate concentrad­o (que forma a base das pizzas mais convencion­ais) viram melhorada a motilidade espermátic­a - a capacidade das células de se moverem de forma independen­te - e a qualidade geral dos espermatoz­oides. Em causa está o licopeno, um antioxidan­te que ajuda a limitar os danos celulares. O carotenóid­e também oferece o benefício adicional de reduzir o risco de doenças cardíacas e cancro.

Mas não pense que as pizzas pré-confeciona­das são aliadas. Há que meter a mão na massa (literalmen­te) e ficar de olho nos ingredient­es

- e, portanto, nas calorias. Opte por pizzas de massa integral ou vá mais além no mundo fit e faça pizza com base de couve-flor. Adicione depois os ingredient­es que aumentam a fertilidad­e e não se contenha na hora de encher a base com puré de tomate.

 ??  ??
 ??  ?? Uma boa pizza pode fazer maravilhas pelos seus ‘nadadores’.
Uma boa pizza pode fazer maravilhas pelos seus ‘nadadores’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal