Men's Health (Portugal)

Como preparar a marmita com mestria.

Não temos dúvidas: uma das partes mais difíceis de seguir um plano alimentar ou simplesmen­te cumprir uma alimentaçã­o equilibrad­a está na preparação dos alimentos que consumimos diariament­e. É muito mais fácil queixar-se por não encontrar opções saudáveis

- RECEITAS SIMPLES E DELICIOSAS A SUA EXPERIÊNCI­A DE MEAL PREP

EAL PREP: o termo em inglês traduz-se literalmen­te por ‘preparação de refeições’. Tal preparação está basicament­e a garantir-lhe o tempo de que precisa para preparar parte (ou todas) as suas refeições semanais com antecedênc­ia. O método economiza muito tempo anteriorme­nte passado na cozinha. Além disso, anula aquela tentação de escolher pratos de almoço preparados fora de casa que não vão exatamente ao encontro dos seus objetivos.

Ao planear e preparar as suas refeições com antecedênc­ia, assume de imediato o controlo total da sua alimentaçã­o e garante a liberdade de organizar os seus nutrientes como desejar. Caso prefira um pequeno-almoço mais leve, uma refeição pesada ou pequenas refeições ao longo do dia, tem, com este simples método, total controlo. Além disso, certifica-se de que

M

usa ingredient­es de qualidade e que o método de confeção de cada refeição é o mais saudável, sem segredos.

Embora essa seja uma estratégia que funcione para qualquer um, nem todos estarão interessad­os na ideia de controlar diariament­e o que se come e o que se gasta. É certo que nem todos aceitam comer pratos reaquecido­s ou que há quem se canse facilmente de refeições repetitiva­s. Em suma, nem todos têm o perfil mais indicado para preparar marmitas para toda a semana. Ainda assim, estamos certos de que, se aprender a adaptar tudo ao seu gosto e necessidad­es, a sua saúde e agenda mais alividada irão agradecer-lhe num futuro bem próximo.

Quanto à data de validade das suas refeições, é claro, vai depender dos pratos que escolher colocar na marmita. Saiba que são muitas as opções que podem ser congeladas, o que prolonga considerav­elmente a sua validade. Se não quiser congelar, sugerimos que consuma aquilo que cozinha até um máximo de 4 ou 5 dias após a data de preparação. A partir daí, é provável que o prato perca sabor e textura.

Comece com passos pequenos. Não queira ser demasiado drástico na mudança alimentar, ou arrisca-se a não conseguir levá-la a cabo por mais do que uma semana.

Lembre-se: o objetivo é tornar a sua vida mais simples, não complicá-la ainda mais. A Men’s Health garante-lhe: preparar refeições saudáveis não significa que as mesmas tenham de ser chatas. Queremos com isto dizer que não tem de seguir a dieta de um fisiocultu­rista, baseada em peitos de frango cozido e arroz integral. Em vez disso, seja criativo e tire proveito de tudo o que tem em mãos para evitar qualquer tédio.

500

1 ½ ½ 1

1

PARA O MOLHO:

2 DENTES DE ALHO PICADOS

1

⅓ ⅓ 2

¼ 2

DE CARNE E VEGETAIS

G DE CARNE CORTADA ÀS TIRAS

CHÁVENA DE BRÓCOLOS

CHÁVENA DE PIMENTO VERDE

CHÁVENA DE PIMENTO VERMELHO

CHÁVENA DE COGUMELOS

CHÁVENA DE BERINGELA (TUDO PICADO EM JULIANA)

COLHER DE CHÁ DE GENGIBRE PICADO

CHÁVENA DE SUMO DE LARANJA

CHÁVENA DE ÁGUA

COLHERES DE CHÁ DE ÓLEO DE SÉSAMO

COLHERES DE CHÁ DE MEL

Coloque um pouco de óleo numa panela e adicione a carne; Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. Adicione os legumes até amolecerem um pouco, cerca de 5 minutos, e baixe o lume. Misture todos os ingredient­es para o molho numa tigela separada e adicione à frigideira, em lume médio. Deixe ferver, reduza o fogo e sirva.

Recomendam­os colocar numa travessa à parte batatas assadas ou macarrão de trigo integral.

 ??  ?? CHÁVENA DE MOLHO DE SOJA
CHÁVENA DE MOLHO DE SOJA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal