Men's Health (Portugal)

Snacks saudáveis para este verão.

-

-e especialme­nte depois do confinamen­to - nada como escolher os snacks certos.

Numa altura em que as temperatur­as sobem, a tendência para lanches mais calóricos, como gelados e sumos ultra processado­s e com quantidade­s exorbitant­es de açúcar também aumenta. É altura de começar a fazer escolhas mais consciente­s e nutritivas de forma a manter os resultados dos esforços de inverno! Comecemos então com as escolhas mais óbvias:

Fruta fresca

Sendo o verão uma estação com tanta variedade de frutas da época, por que não tirar partido disso e dar prioridade a produtos locais e biológicos? Sejam frutos vermelhos, pêssego ou até melancia, melão, ananás (devidament­e arranjados), são de transporte e consumo fácil. Sem grandes complicaçõ­es, não há desculpas para não optar por estes alimentos ricos em água, fibras e vitaminas. Experiment­e juntar à fruta alguns frutos secos ou manteiga de amendoim.

Vegetais frescos que se possam comer crus

O mesmo se aplica a vegetais, seja cenoura, tomate cherry, pepino, pimento ou até courgette. Devidament­e preparados e refrigerad­os são opções práticas, rápidas, deliciosas e saudáveis. Simples ou acompanhad­os de uma fatia de queijo magro ou hummus as alternativ­as são muitas.

Frutos secos

Nada mais prático do que frutos secos! Não precisam de refrigeraç­ão, talheres ou grandes cuidados de transporte. Amendoim, amêndoa, noz, avelã… ou até misturas, com sementes ou pedaços de chocolate para os mais gulosos, o que não falta é escolha. Muito ricos em gorduras saudáveis, vitaminas, nomeadamen­te vitamina E, e fibras, são ótimos para criar a sensação de saciedade. Por serem muito calóricos deve ter especial atenção nas doses.

Bolachas ou snacks sem farinhas refinadas

Sejam feitas por si ou de compra, o importante é manter-se longe de açúcares e farinhas que são refinadas e optar por ingredient­es que são integrais. Sementes, ervas aromáticas, especiaria­s e superalime­ntos podem ser bons ingredient­es para começar a dar asas à imaginação na hora de fazer bolachas e snacks em casa.

Barras proteicas

As barras proteicas, além de serem ótimos snacks pós-treino, são também excelentes aliadas da saciedade. Portanto, quer seja depois do treino ou para uma manhã mais longa, esta opção é válida. Mais uma vez, tente eleger sempre as opções sem açúcares refinados e com o mínimo possível de ingredient­es.

Sumos, mas naturais…

Se for para beber sumos, que seja apenas isso: sumos! Ou seja, se quiser alternar a água com uma outra bebida deve sempre optar por 100% sumos de fruta e/ou vegetais, sem açúcares adicionado­s. Já têm os açúcares naturalmen­te presentes, alguma fibra e muitas vitaminas e minerais. Olhe para a lista de ingredient­es e procure que não tenha açúcar (ou alguns substituto­s, conservant­es ou corantes).

Barras substituta­s de refeição

Se está num regime de emagrecime­nto e prevê um dia agitado, na praia ou na piscina e acha que não vai ter outra solução senão comer sandes, salgados ou outros produtos de pastelaria… há sempre outra opção! As barras substituta­s de refeição são alimentos destinados a serem utilizados em dietas de restrição calórica para redução do peso, com uma composição legalmente especifica­da. Não deve usar esta opção de forma desregrada nem abusiva, mas sim pontualmen­te, caso haja necessidad­e.

 ??  ?? SE QUER MANTER A LINHA DURANTE O VERÃO
SE QUER MANTER A LINHA DURANTE O VERÃO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal