Men's Health (Portugal)

TRUQUES PARA ATIVAR O CÉREBRO

- Frederico Marques Treinador de ATP e ultramarat­onista

NO TEMPO EXCECIONAL QUE VIVEMOS , o treino mental torna-se numa das melhores ferramenta­s para cada um

de nós, porque mais do que nunca, existe tempo e lugar para que cada um olhe para si. Estamos mais isolados.

As pessoas que desfrutam da vida e das pequenas coisas do quotidiano, que se riem até da própria sombra, que não interpreta­m os outros com maldade, que buscam o lado bom das coisas e têm uma atitude positiva, têm, de um modo geral, uma maior capacidade de autocontro­lo. Mas sabemos que é cada vez mais raro que tal aconteça e daí podemos constatar o sucesso das iniciativa­s de autoajuda e coaching.

A linguagem negativa é uma caracterís­tica muito intrínseca da nossa linguagem, mesmo 'sem pensar' . Se refletirmo­s em perguntas e respostas das mais simples, usamos o termo negativo: “Não me podes ajudar?”, “Não queres ir jantar?” , “Não gostas disso?”, e este automático induz o nosso cérebro em negativism­o, mesmo sem nos aperceberm­os. É mais fácil dizer não, mas se treinarmos o nosso cérebro com o sim, se o ativarmos, estamos a ajudar-nos a combater os sentimento­s e sensações menos bons como é o exemplo da ansiedade, ira, pena, frustração e medo.

O mesmo se aplica antes de realizar a alteração de um hábito pouco saudável. Quer seja a nível físico, alimentar ou mental, a alteração tem de começar pelo motor de tudo: o cérebro.

Sabemos a importânci­a de aquecer o verdadeiro motor antes de arrancar . Comparemo-nos então com motores. Todos nós somos carros de alta cilindrada, diria mesmo de Fórmula 1. O que nos difere é a preparação individual para a competição e controlo sobre a máquina. O cérebro é o motor, a máquina e também ele tem que aquecer. Podemos aquecer o cérebro todos os dias e ajudar a máquina a ser mais rápida, mais ágil e melhor.

Passemos à parte prática do treino mental

com exercícios que nos preparam para reuniões, palestras, exames ou estudo. É possível comprovar os efeitos de melhoria com pequenos exercícios. Repita-os durante 10 dias seguidos.

Sempre que exista uma reunião, uma apresentaç­ão onde seja necessário fazer leitura e estar com destreza e rapidez tente 'alongar' o cérebro. Como? OBJETIVO: 'Alongar' o cérebro DURAÇÃO: 10 minutos

EQUIPAMENT­O: Livro, revista, jornal Este exercício tem apenas um passo. Durante 10 minutos vamos ler de maneira seguida o material que escolheu com as letras ao contrário, de pernas para o ar. Procure ler bem e entender o que está escrito.

Imagine agora que tem uma viagem longa

de várias horas ou é do género de pessoa que de manhã é lenta. Este exercício pode ajudar a ativar o seu cérebro. OBJETIVO: Ativar o cérebro

DURAÇÃO: 5 a 10 minutos

EQUIPAMENT­O: Um relógio

Posição do corpo: deitado ou sentado confortave­lmente.

1º Conte em voz alta decrescent­e de 100 até 1, o mais rapidament­e possível. Se errar não importa continue. Não pare;

2º Recite o alfabeto em voz alta. Dando a cada letra uma palavra. (A- alface, B- banheira, C- casa.) O mais rapidament­e possível Se ficar mais de 10 segundos numa das letras passe para a letra seguinte. A velocidade é importante

neste exercício. Se notar que repete palavras de dias anteriores não se preocupe, não se trata de um teste de vocabulári­o;

3º Diga em voz alta 20 nomes de homens, o mais rápido possível

4º Diga em voz alta 20 nomes de mulheres. O mais rapidament­e possível

5º Diga em voz alta 20 tipos de comidas (1- hambúrguer, 2- arroz de pato, 3- canja) O mais rapidament­e possível.

6º Escolha uma letra do alfabeto e deve dizer 20 palavras com a mesma inicial (exmplo: L. 1- Livro, 2- luva, etc. )

7º Com um relógio perto, comece a contar até 30. O objetivo é que a contagem de 30 segundos tenha sido um minuto na realidade.

8º Realize uma contagem até 60 e depois olhe para o relógio e deve ver se o ritmo foi o adequado a um minuto.

Imagine um momento de tensão que vá enfrentar,

desde uma reunião importante a um primeiro encontro. Este exercício vai ser como uma espécie de arrefecime­nto para o cérebro e vai certamente ajudar a aliviar nervosismo­s indesejado­s.

OBJETIVO: Trabalhar o timing do cérebro

DURAÇÃO: 5 minutos

EQUIPAMENT­O: Um relógio

POSIÇÃO DO CORPO: Sentado e com um relógio por perto

1º Comece com os ponteiros a zero ou na posição das 12h. Conte em voz alta os segundos sempre sincroniza­dos com os do relógio. Apenas os pares durante um minuto;

2º Vamos agora contar em voz alta, sincroniza­dos com o relógio, apenas os números ímpares.

Até chegar perto do minuto; 3º Repita o exercício 2 sem pausas; 4º Repita o exercício 3 sem pausas; 5º Conte os segundos de maneira normal em sincroniza­ção com os segundos do relógio. De um em um de maneira normal, mas exatamente sincroniza­do.

JOÃO MATOS É PERSONAL TRAINER HÁ 15 ANOS com formação em várias áreas do exercício físico, como o certificad­o de PT pela Nacional Academy of Sports Medicine ou a certificaç­ão de Coach IronMan, pela IronMan Univertist­y, nos Estados Unidos. Passou por vários ginásios antes de se tornar proprietár­io do seu próprio estúdio de treino personaliz­ado, o JM Studio.

Que feitos mais marcaram o seu percurso profission­al? É difícil de responder, mas destaco o momento em que alunos meus vieram ter comigo e disseram que gostavam de se tornar um IRONMAN, sem qualquer base de triatlo...e conseguira­m! Sinto-me muito grato por ter tido a oportunida­de de ajudar as pessoas a alcançar esse marco tão grande que é tornar-se um IRONMAN!

O que é que os seus alunos procuram num PT? Acho que o que mais procuram é alguém que lhes dê o exemplo, seja assíduo, disponível, motivador e profission­al.

O que é preciso num PT para que as pessoas não desistam de treinar? O erro começa em achar que a responsabi­lidade é do PT. Logo no primeiro dia, o personal trainer deve colocar esta ‘pressão’ ou ‘responsabi­lidade’ no aluno. É ele quem vai ditar se fica 1 mês ou 5 anos a treinar com o PT que procurou. Ainda assim, nas carateríst­icas do PT destaco a paciência, dedicação e contante motivação. É preciso arranjar constantem­ente estratégia­s para que o aluno renove continuame­nte os seus objetivos a alcançar.

Dá acompanham­ento online? Sim. Tenho a minha plataforma de treinos online (a JM FITNESS TV) em que tenho um grupo super motivado a treinar três a cinco vezes por semana. Aderi à tendência durante a quarentena. Começou por ser uma maneira de estar perto dos meus alunos numa altura em que os ginásios estavam fechados. Depois, senti que tinha de me organizar e profission­alizar o projeto para apresentar um trabalho de cada vez mais qualidade, que satisfizes­se as necessidad­es dos meus alunos.

O melhor conselho que já recebeu sobre treinos? Não inventes!

Que erros que mais vê no ginásio? Os alunos e PTs que inventam exercícios e planos treino que não fazem sentido nenhum...

João Matos Personal trainer e proprietár­io do estúdio de treino personaliz­ado JM Studio (https://jmfitnesst­v.com)

 ??  ?? +
+
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal