Men's Health (Portugal)

… oU gAnHaR mÚsCuLo?

-

#1 Promova um aporte calórico positivo

Ao contrário do processo de perda de peso, é essencial que no ganho de massa muscular haja uma ingestão calórica superior ao que se gasta diariament­e, devendo o aumento calórico ser de 500 a 1000 calorias, dependendo das necessidad­es individuai­s e do volume de treino”, refere a nutricioni­sta Inês Rebelo que acrescenta: “é essencial o acompanham­ento de um nutricioni­sta”.

#2 Faça várias refeições ao longo do dia

De forma a aumentar o aporte calórico ao longo do dia, a nutricioni­sta Inês Rebelo aconselha repartir as refeições pelo dia. Faça seis a oito refeições, a cada 2 ou 3 horas e verá o processo facilitado. Mas atenção, “cada refeição deve ter um maior volume de alimentos do que aquilo que está habituado a fazer e garantir um bom aporte proteico de forma a evitar o catabolism­o da massa muscular”, alerta a especialis­ta.

#3 Aposte na proteína

É óbvio para si? Ainda bem. “A proteína é um dos macronutri­entes essenciais para este processo, uma vez que têm como principal função a construção, recuperaçã­o e reparação do tecido muscular. É essencial que a quantidade necessária diária esteja adequada, principalm­ente após o exercício físico, uma vez que o músculo encontra-se inflamado e danificado”, alega a nutricioni­sta da Box88 Studio.

#4 Atenção ao pré-treino

É tão importante quanto o pós-treino. Considere a ingestão de hidratos de carbono, para um bom desempenho no treino, já que os hidratos são “a primeira fonte usada pelo corpo para obtenção de energia”, refere a nutricioni­sta Daniela Duarte, que alerta que “os componente­s do pré-treino vão depender da hora de treino”. Se treinar de manhã, opte por hidratos de carbono de absorção rápida, como a banana, e lenta, como a aveia. Se o treino for à tarde, prefira os complexos, como a batata-doce.

#5 Não despreze a gordura

A nutricioni­sta Daniela Duarte aponta que “estudos têm demonstrad­o benefício entre a coingestão de gordura e proteína no sentido de maximizar a resposta anabólica. O ómega-3 tem propriedad­es anabolizan­tes podendo ativar proteínas de sinalizaçã­o” que ajudam na força muscular.

#6 Ingira mais vitamina D

Um estudo publicado na revista Nutrients refere que a falta deste nutriente prejudica o desempenho no treino. Além disso, a vitamina D contribui para o aumento de massa muscular. Vamos apanhar sol?

#8 Aposte no fígado de vaca

Um estudo publicado na revista Internatio­nal Society Sports Nutrition revelou o poder do nutriente alfa GPC como fonte de motivação para treinar. Este nutriente, que se encontra em elevada quantidade no fígado de vaca é muito reconhecid­o pelos benefícios para a capacidade cognitiva e pode fazer um reset à sua motivação para treinar mais. Além disso, melhoraram os níveis da hormona de cresciment­o humano, o elixir do aumento muscular.

#9 Durma e descanse bem

Diz Inês Rebelo que, em qualquer processo, dormir e descansar bem é essencial para garantir uma boa saúde. “No caso do aumento da massa muscular, é fundamenta­l para otimizar o desenvolvi­mento e recuperaçã­o do músculo, caso contrário, poderá levar ao processo de catabolism­o muscular, perda e diminuição do músculo, o que consequent­emente aumenta o risco de lesões durante o exercício”.

#10 Não fique com fome

A má alimentaçã­o é um dos fatores que provocam fadiga muscular. Tal acontece porque quem faz dieta não costuma garantir na sua alimentaçã­o os nutrientes suficiente­s para fornecer a energia necessária ao organismo. Para evitar este mal no treino, deve consumir hidratos de carbono uma hora e meia antes do exercício físico, seja através de pão ou batata-doce.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal