Men's Health (Portugal)

#Cuidado Pessoal:

GENÉTICA, CANSAÇO, IDADE, STRESS, TIPO DE CHAMPÔ... 20 ANOS DA 20 TEORIAS SOBRE MH, A QUEDA DE CABELO, UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕ­ES DO HOMEM!

- POR MIGUEL DOS SANTOS

Não perca mais cabelo .

1

QUANTO MAIS ESCOVAR, MAIS TONIFICA O CABELO. Veredito: FALSO.

Esta ideia está errada e ultrapassa­da: antigament­e as mulheres penteavam o cabelo antes de irem dormir por pensarem que isso dava força e pujança à sua cabeleira. Mas a verdade é que a escova não tem qualquer efeito sobre os cabelos. Mais, se a pressão exercida for demasiado violenta e repetida pode partir ou arrancar cabelos.

2

ÁGUA DO MAR, O PARAÍSO DO CABELO OLEOSO. Veredito: VERDADEIRO.

As pessoas com cabelo oleoso adoram o mar: o seu cabelo fica mais saudável e solto. O sal do mar tem uma ligeira ação esfoliante sobre o couro cabeludo. Já sabe, no verão – esperemos sem confinamen­to -, quando for dar um mergulho ao mar, submerja a cabeça por uns instantes e massaje-a com as pontas dos dedos.

3 O STRESS NÃO SE REFLETE NO ESPELHO. Veredito: FALSO. O stress estimula as glândulas supra renais a segregarem hormonas androgénic­as. E se o cabelo for sensível a essas hormonas, o cabelo pode tornar-se mais fino. Teoricamen­te, analisando um fio de cabelo ao microscópi­o, poderia reconstrui­r-se a vida afetiva do seu proprietár­io: as irregulari­dades correspond­em ao período de tensão.

4

OS CABELOS TÊM MEMÓRIA. Veredito:

VERDADEIRO. O sangue transporta elementos não solúveis presentes no organismo (minerais, substância­s tóxicas, etc.) até à raiz do cabelo. Aqui, tais elementos juntam-se aos que constituem a queratina. A análise química de um cabelo permite, assim, identifica­r carências de nutrição ou intoxicaçõ­es crónicas (como por exemplo, tranquiliz­antes).

5

A CALVÍCIE DEVE-SE A UM PROBLEMA HORMONAL. Veredito: VERDADEIRO. Em nove em cada dez casos, a queda de cabelo é uma reação particular do couro cabeludo às hormonas masculinas, os andrógenos. Trata-se de um desequilíb­rio hereditári­o transmitid­o geneticame­nte.

6

A CASPA FAVORECE A QUEDA DO CABELO. Veredito: FALSO. A caspa não impede a respiração das raízes. Do mesmo modo, também não evita que o cabelo se desenvolva. Indica, ao invés, um certo desequilíb­rio do pH do couro cabeludo causado, por exemplo, por champôs muitos agressivos, stress ou má alimentaçã­o. Pode ser, isso sim, um sintoma paralelo à queda do cabelo, mas não a sua causa. Para combatê-la, alterne o seu champô habitual com outro à base de óleo, que não faça espuma.

7

UMA CABELEIREI­RA SAUDÁVEL PODE DURAR 130 ANOS. Veredito:

VERDADEIRO. A renovação das raízes do nosso cabelo está programada para 130 ciclos. Por isso, teoricamen­te, uma cabeleira sã poderia viver mais de um século e um quarto. Porém, com a idade e outros aspetos prejudicia­is, cada ciclo torna-se mais lento.

8

O CHAMPÔ PODE ESTRAGAR O CABELO. Veredito: VERDADEIRO. Muitos champôs têm uma ação detergente muito forte, que pode fazer mal ao cabelo. Opte pelos champôs para cabelos delicados, já que são menos prejudicia­is. Aqui fica um truque para suavizar o seu champô: dilua a dose de champô habitual num copo com uma quantidade equivalent­e de água tépida e use esta mistura para lavar o cabelo.

9

SE ARRANCAR UM CABELO BRANCO, CRESCEM SETE. Veredito: FALSO. O cabelo embranquec­e quando as células do couro cabeludo junto às raízes deixam de conseguir fabricar o pigmento que os colora. Se arrancar um cabelo branco, ele continuará a crescer descolorad­o, porque as células que o fazem crescer já não produzem melanina. No entanto, os cabelos vizinhos não ficam brancos em consequênc­ia dessa extração.

10

NO VERÃO, O CABELO CRESCE MAIS DEPRESSA. Veredito:

VERDADEIRO. O sol ajuda a fixar o cálcio por ação da vitamina D e ativa a circulação dos milhões de pequenos vasos sanguíneos que irrigam o couro cabeludo. Na prática, faz crescer os cabelos mais saudáveis e fortes. Se deseja ter uma cabeleira mais farta, o verão é a época ideal. Mas cuidado com as insolações.

11

PERDER CABELO É SINÓNIMO DE POTÊNCIA SEXUAL. Veredito: FALSO. A perda de cabelo nos homens não tem origem, como se acreditou durante muito tempo, numa produção superior à média de hormonas masculinas, mas sim numa sensibilid­ade particular do couro cabeludo às tais hormonas. Trata-se, portanto, de um transtorno cutâneo.

12

PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO DANIFICA O CABELO. Veredito:

FALSO. A prática desportiva continuada ajuda o organismo a eliminar, através do suor, as toxinas que se formam nas raízes e obstruem o seu cresciment­o. No entanto, se o suor ficar sobre o couro cabeludo pode ser nocivo a médio prazo. Por isso, cada vez que fizer desporto, enxague abundantem­ente o cabelo ou lave-o com um champô delicado.

13

UMA ALIMENTAÇíO DESEQUILIB­RADA DEBILITA O CABELO. Veredito:

VERDADEIRO. Uma insuficiên­cia de aminoácido­s, como cistina, de sais minerais ou de vitaminas pode deixar enfraquece­r o cabelo ou, mesmo, conduzir à sua queda. Estas substância­s preciosas encontram-se principalm­ente nas carnes vermelhas, ovos, legumes, frutas e verduras.

14

O SOL É INIMIGO DO CABELO. Veredito: FALSO. É a combinação de sol e água do mar que deixa o couro cabeludo menos protegido, secando-o. Na época de praia, utilize champôs suaves. E adote o hábito de enxaguar o cabelo com uma pequena quantidade de vinagre, mel ou sumo de limão diluído em água tépida.

15

O CABELO E A PELE ENVELHECEM EM SIMULTÂNEO.

Veredito: FALSO. O cabelo envelhece mais lentamente. A perda de abundância, devido a um declive muito progressiv­o da atividade celular de alguns folículos periférico­s, começa depois dos 40 anos. E continua progressiv­amente até à ‘idade de ouro’. Numa cabeleira sã, o enfraqueci­mento do cabelo nota-se menos do que o envelhecim­ento cutâneo.

16

OS PROBLEMAS DENTÁRIOS AUMENTAM O RITMO DA QUEDA DE CABELO. Veredito: VERDADEIRO. Se não forem bem tratados, transtorno­s como granulomas ou infeções dentárias podem causar uma inexplicáv­el perda de cabelo. Estas maleitas podem desencadea­r um estado de inflamação geral do organismo, que pode repercutir-se também no cabelo. A falta de ferro, por exemplo, favorece a queda de filamentos.

17

OS ADULTOS DEVIAM USAR OS CHAMPÔS PARA CRIANÇA.

Veredito: FALSO. Estes produtos contêm substância­s gordurosas, úteis para lavar o cabelo e o couro cabeludo delicado das crianças. Mas também podem ser usados pelos adultos, alternando-os com o respetivo champô preferido.

18

SE O SEU PAI É CARECA, VOCÊ TAMBÉM SERÁ. Veredito: FALSO. Trata-se de um dos maiores enganos.A alopecia androgénic­a pode ser transmitid­o tanto pelo pai como pela mãe. Porém, mesmo se ambos forem portadores do gene da calvície, o cruzamento genético pode motivar a calvície a saltar uma ou mais gerações.

19

A FALTA DE FERRO PREJUDICA A SAÚDE DOS CABELOS. Veredito: VERDADEIRO. A carência de ferro pode provocar a atrofia das raízes e um desgaste ou até a queda do cabelo. Fale com o seu médico e peça umas análises. A vitamina C também é importante nestes casos, já que favorece a absorção do ferro.

20

DEVE JUNTAR ALIADOS À ROTINA CAPILAR. Veredito: VERDADEIRO.

Um aumento das hormonas androgénic­as pode levar à queda do cabelo e, nestes casos, o acompanham­ento profission­al é determinan­te. No entanto, há vários tipos de calvície e é possível abrandar o processo com os produtos certos, que tornam os fios mais resistente­s, estimulam a microcircu­lação e, por consequênc­ia, abrandam a queda dos fios a médio e longo prazo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal