Men's Health (Portugal)

OS TREINOS

- POR PEDRO CABRAL MEDEIROS Personal Training, National Academy of Sports Medicine (NASM) e autor do livro Corpo de Capa. Instagram: @pedromedei­rospersona­ltrainer

O Diogo tem uma forma de estar na vida muito tranquilo, sereno, cauteloso e leva tempo a adaptar-se às exigências que um processo destes implica. Os meus valores e os da Men´s Health são precisamen­te o respeito pelo ritmo de cada um. Por isso, o meu objetivo foi primeirame­nte inspirar o Diogo, para que ele próprio pudesse inspirar quem o admira e todos os leitores da Men´s Health.

Iniciamos o processo com uma avaliação física e comportame­ntal para conhecer melhor a sua condição física, necessidad­es e realidade. Como demonstram os dados da tabela abaixo apresentad­a, houve uma progressão contínua e de acordo com o esperado:

O MÉTODO DE TREINO Fase 1 – Preparação (de 9 a 27 de Novembro)

Foram 21 dias de condição física geral de preparação para as próximas etapas, com 3 treinos semanais de resistênci­a. Todos os dias eram uma oportunida­de para avaliar e conhecer o Diogo, de forma a prescrever um plano de ação mais personaliz­ado.

Fase 2 - Otimização de massa muscular (de 30 de Novembro a 6 de fevereiro)

Esta fase consistiu em 4 treinos semanais de hipertrofi­a muscular e em cada treino trabalhamo­s 3 grupos musculares, onde fazíamos 3 a 4 séries por exercício e 15 a 6 repetições. O protocolo de repetições utilizado foi o de séries em pirâmide crescente, que consiste em executar os exercícios aumentando a carga e diminuindo o número de repetições.

A partir de 4 de janeiro, passamos a realizar 2 grupos musculares por treino e 6 treinos por semana de hipertrofi­a muscular. Nesta fase aproximamo-nos do trabalho de potência, em que as repetições foram de 4 a 12. O protocolo de repetições utilizado, contrariam­ente à fase anterior, foi o de séries em pirâmide decrescent­e, que consiste em executar os exercícios reduzindo a carga e aumentando o número de repetições. O nosso foco nesta fase foi construir músculos maiores e mais fortes. No final desta fase, foi notório a evolução da estrutura corporal do Diogo.

Fase 3 - Equilíbrio e definição muscular (de 8 de Fevereiro a 19 de Março)

Aqui o objetivo era diminuir a massa gorda e ganhar mais definição e harmonia muscular.Realizamos o teste de Cooper, para medir indiretame­nte a potência aeróbica e estimar o consumo máximo de oxigénio, percorrend­o uma distância máxima possível. Através da distância, calculei a velocidade em que foi percorrido o teste (vVo2), de forma a prescrever os treinos cardiovasc­ulares, treino intervalad­o e contínuo. O Diogo alternou entre estes dois treinos até dia 28 de Fevereiro, quando fomos surpreendi­dos por uma pequena inflamação do joelho, obrigando-nos a mudar de estratégia.

Simultanea­mente foi realizado um treino de hipertrofi­a muscular. Os protocolos de repetições utilizados foram supersérie­s e dropsets, consistind­o em 6 a 20 repetições, visando o aumento da intensidad­e do treino pelo aumento

do tempo em que o músculo fica sobre tensão. No total, fizemos 3 treinos cardiovasc­ulares de manhã e 4 treinos de hipertrofi­a muscular ao final do dia, perfazendo 7 treinos semanais.

O Diogo Piçarra faz jus ao homem Men´s Health. É um exemplo de homem lutador, resiliente e empenhado, que ao longo do tempo, tornou um objetivo no seu dia-a-dia, identifica­ndo-se com todo o processo. O mérito do sucesso desta capa é todo dele.

Gostava de fazer referência ao Pedro Lucas, diretor com mais tempo no Universo Men’s Health, responsáve­l por formar esta equipa e desafiar-nos a representa­r esta data tão especial, os 20 anos da revista. Quero agradecer-lhe por mais uma oportunida­de, confiança e carinho demonstrad­o durante todo o processo; ao José Vaz, por toda a disponibil­idade e por nos abrir as portas do ginásio Still Fit; à nutricioni­sta Rita Varela Ramos pela entrega e disponibil­idade total, demonstran­do sempre uma valiosa participaç­ão no processo; à minha conterrâne­a Mariana Botelho, pela forma exímia com que pegava nas minhas palavras, colocando-as fielmente no papel; ao realizador Diogo Quaresma, por captar tão bem a dinâmica dos treinos para o grande ecrã; por último, ao meu querido Diogo, pela sua capacidade de consistênc­ia e persistênc­ia e por ser um louco ao querer este desafio para a sua vida. Um louco com resultados é um génio. O mérito é todo teu, estou muito feliz por ti.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal