Men's Health (Portugal)

Temos 20 dicas para um estilo de vida mais verde.

HÁ 20 ANOS QUE TEMOS OS EXERCÍCIOS, OS CONSELHOS E TÉCNICAS AS QUE PROMETEM DAR MAIS FORÇA, AGILIDADE E QUALIDADE DE VIDA.

-

#1 Flexões de judo

Coloque-se na posição tradiciona­l de flexões no solo, mas adiante um pouco os pés e eleve as ancas de forma a que o corpo desenhe um V invertido [A]. Com as ancas levantadas, utilize os braços para baixar o corpo até que o peito fique perto do solo [B]. Depois baixe as ancas ao máximo, ao mesmo tempo que levanta a cabeça e os ombros em direção ao teto [C].

Recupere a posição inicial. Isto perfaz uma repetição.

#3 Elevação lateral de ombro inclinado

Segure um haltere com a mão direita e coloque-se ao lado de uma máquina de agachament­os ou de um pilar do ginásio (ou de sua casa), com os pés juntos. Posteriorm­ente, agarre-se ao poste com a mão esquerda e estenda o braço direito, inclinando o corpo e afastando-o do poste. Deixe que o braço direito fique pendurado a partir do ombro. Esta é a posição inicial [A]. Sem fletir o braço direito, levante o haltere até que o braço fique paralelo ao solo [B]. Execute uma pausa e baixe-o até retomar a posição inicial. Até aqui é uma repetição.

#2 Step com as pernas cruzadas

Coloque-se de forma a ficar com o banco à esquerda, segure um haltere em cada mão e suba com a perna direita, cruzando-a pela frente da esquerda [A]. Depois, eleve o pé esquerdo, faça uma pausa e inverta lentamente o movimento no sentido descendent­e [B]. Complete todas as repetições, mude de lado e repita.

#4 Abdominal com bola medicinal

Deite-se de barriga para cima com as pernas estendidas e segure uma bola medicinal com os braços acima da cabeça [A]. Erga-se até que pés e mãos se toquem [B]. Recupere a posição inicial. Isto é uma repetição. Se não conseguir, flita uma das pernas e mantenha-a apoiada no solo enquanto faz o movimento apenas com a perna livre.

#5 Elevações

Pendure-se numa barra com as mãos ligeiramen­te mais afastadas do que a largura dos ombros, com uma das palmas virada para o corpo e a outra para o exterior [A]. Aproxime o peito da barra e faça uma pausa [B]. Baixe lentamente o corpo até recuperar a posição inicial. Complete o número recomendad­o de repetições e descanse. Inverta o agarre e repita. Se necessário, coloque um step no solo e dê uma ajuda com uma das pernas.

#7 Rotação de disco à volta da cabeça

Segure um disco e sustenha-o ao nível do peito. Levante-o e passe por cima de um ombro [A]. Siga a direção dos ponteiros do relógio [B]. Continue o movimento com o disco até recuperar a posição inicial, começando por passar por cima do ombro contrário. Complete todas as repetições neste sentido e depois repita no sentido contrário.

#6 Agachament­os com bola suíça contra a parede

Com os pés ligeiramen­te colocados à frente do corpo, mantenha uma bola suíça encostada à parede [A]. Sem a deixar cair, baixe-a até que a região superior das coxas fique paralela ao solo (a bola deve rolar pela parede à medida que vai descendo) [B]. Aguente uns cinco segundos para depois recuperar a posição anterior. Isto completa uma repetição. Para aumentar a dificuldad­e, faça-o segurando uns halteres junto ao tronco.

#8 Oblíquo sentado, com rotação rápida de haltere

Segure um haltere com ambas as mãos e sente-se no chão com os joelhos flectidos. Sustenha o haltere a uns centímetro­s do peito e levante os pés do solo. Esta é a posição inicial. Depois contraia o abdómen e faça rodar o haltere uns centímetro­s para a direita [A]. Por fim, rode-o até à mesma posição, mas no lado esquerdo [B]. Isto completa uma repetição. Dado que este exercício pode causar algum tensão na região lombar, sugerimos que o faça com os pés e as costas apoiados no solo, afastando o peso do tronco para sentir alguma dificuldad­e.

#9 Arremesso a partir da coxa

Agarre uma barra com as mãos separadas de forma a que fiquem paralelas aos ombros e flicta os joelhos como se estivesse para saltar. Rapidament­e, eleve a barra e coloque-se em bicos de pés. À medida que a barra se vai aproximand­o do peito, chegue os cotovelos para a frente e ponha-a em cima dos ombros.

#11 Peso morto romeno

Segure um haltere em cada mão e mantenha-os em frente às coxas. Respeitand­o a curva natural da coluna, empurre as ancas para trás e baixe os pesos. Posteriorm­ente, aperte os glúteos e recupere a posição inicial.

#10 Agachament­o com barra

Sustenha uma barra carregada sobre os ombros. Agarre-a passando as mãos por fora, separadas e paralelas aos ombros. Sem alterar a curvatura natural da coluna e sem permitir que os joelhos ultrapasse­m a ponta dos pés, comece a baixar-se. Faça força com o corpo para voltar a erguer-se.

#12 Lift na polia baixa com joelho no solo

Fixe uma corda ao extremo do cabo de uma máquina de polia baixa, leve um dos joelhos até ao chão, perpendicu­larmente à máquina. Agarre a corda com ambas as mãos. Rode para o outro lado num movimento super rápido, levantando os braços. Recupere a posição inicial.

 ??  ??
 ??  ?? Suba com uma só perna, apoiando-a
no banco.
Suba com uma só perna, apoiando-a no banco.
 ??  ?? Não afaste os braços e mantenha a tensão
em toda a região superior do corpo.
Não afaste os braços e mantenha a tensão em toda a região superior do corpo.
 ??  ?? Flita os abdominais contraindo
as ancas.
Flita os abdominais contraindo as ancas.
 ??  ?? Não eleve o haltere
acima do ombro.
Não eleve o haltere acima do ombro.
 ??  ?? Não mexa a região lombar durante
a rotação.
Não mexa a região lombar durante a rotação.
 ??  ?? Mantenha os pés assentes no solo, sobretudo na fase
de descida.
Mantenha os pés assentes no solo, sobretudo na fase de descida.
 ??  ?? Contraia as omoplatas enquanto sobe.
Contraia as omoplatas enquanto sobe.
 ??  ?? O haltere deve estar à frente do tronco antes da rotação do corpo. Mantenha os cotovelos curvados durante todo o movimento.
O haltere deve estar à frente do tronco antes da rotação do corpo. Mantenha os cotovelos curvados durante todo o movimento.
 ??  ?? Mantenha os cotovelos ligeiramen­te fletidos durante todo o movimento.
Mantenha os cotovelos ligeiramen­te fletidos durante todo o movimento.
 ??  ?? Baixe o corpo até ficar paralelo ao chão.
Baixe o corpo até ficar paralelo ao chão.
 ??  ?? Sustenha
a barra com a palma
para cima.
Sustenha a barra com a palma para cima.
 ??  ?? Mantenha os abdominais contraídos durante todo o exercício (não faça este exercício se tiver problemas na coluna).
Mantenha os abdominais contraídos durante todo o exercício (não faça este exercício se tiver problemas na coluna).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal