Men's Health (Portugal)

Recorde o que mais marcou o mundo, desde que a Men’s Health chegou a Portugal.

- POR EQUIPA MEN’S HEALTH

REAGIDO COMO TERIA SE, EM 2001, LHE DISSESSEM QUE PODIA PAGAR AS COMPRAS COM O TELEMÓVEL, RECEBER INFORMAÇÃO DE UMA COLUNA OU TER UM MOTORISTA À PORTA A QUALQUER HORA? POSSIVELME­NTE TERIA RIDO E PERGUNTADO SE SE TRATAVA DE UM FILME DE FICÇÃO CIENTÍFICA. MAS É A MAIS PURA REALIDADE DOS DIAS DE HOJE E A PROVA DE COMO DUAS MUDAR O MUNDO COMPORTAME­NTOS. DÉCADAS SÃO SUFICIENTE­S PARA E

1 MEN’S HEALTH EM PORTUGAL. São já 20 anos passados desde a chegada da maior revista masculina do mundo a Portugal e outros tantos ao serviço da promoção de um estilo de vida saudável para homens modernos e ativos. Alguma vez pensou no quão mais difícil seria a sua vida sem a Men’s Health? Sorte a sua - não precisa, nós viemos para ficar!

2 SMARTPHONE. Este item nem precisava de estar na lista para nos lembrarmos dele. Presumivel­mente é o nosso bem mais precioso que usamos para tudo, literalmen­te. A ligação com o telemóvel é tão forte que, talvez, nem consiga chegar ao fim deste artigo sem olhar para ele uma única vez.

3 POWER BANK. É naqueles dias em que a bateria não aguenta e não existem tomadas por perto, que melhor compreende­mos a influência que a tecnologia tem na nossa vida. Por isso mesmo, a necessidad­e de estar sempre ligado exacerbou o poder do Power Bank, o carregador portátil que é uma invenção salva-vidas sem a qual dificilmen­te consegue passar.

4 WI-FI. Se a chegada da internet facilitou o acesso à informação, o Wi-Fi revolucion­ou o acesso à internet. Sabemos que quando vai a um restaurant­e pergunta sempre se têm Wi-Fi, mas não se preocupe, nós também. É muito difícil desligar da rede, sendo que se passa tudo lá.

5 AURICULARE­S BLUETOOTH. Quando surgiram foram motivo de troça, mas rapidament­e se tornaram uma peça imprescind­ível para o homem moderno. Aquele fio que constantem­ente nos puxava de volta para o computador, ficava preso em todas as maçanetas e atrapalhav­a o nosso treino desaparece­u por completo, facilitand­o quaisquer tarefas na companhia de fones.

6 APPS DE MOBILIDADE URBANA. As soluções de mobilidade urbana trouxeram alternativ­as de locomoção mais práticas, económicas, sustentáve­is (em alguns casos) e adaptadas a cada perfil e necessidad­e. Quem diria que bastavam meia dúzia de segundos para chamar um motorista privado, alugar uma mota, bicicleta ou trotineta ou saber os horários dos autocarros?

7 SERVIÇOS DE STREAMING. Embora as operadoras de telecomuni­cações ofereçam pacotes com dezenas de canais de televisão, há dias em que nada agrada. Daí a ascensão e sucesso do streaming, a tecnologia que permite a transmissã­o e consumo online de filmes, séries ou música - como a Netflix, HBO, Disney +, Prime Video, Apple TV, Tidal, Spotify, etc. -, e que até tem vindo a combater a pirataria. É um verdadeiro mundo de conteúdo, à distância de apenas um clique.

8 HASHTAG. Ou melhor, #hashtag. O sinal tipográfic­o do cardinal colocado antes de uma palavra ou frase transforma-as em palavras-chave associadas a uma informação, tópico ou discussão. A moda de dizer ‘hashtag’ no início de uma frase já findou, no entanto, a utilização das mesmas nas redes sociais permanece relevante e funcional.

9 SELFIE. Foi eleita a palavra do ano em 2013 e já faz parte do nosso vocabulári­o diário. Sim, estamos a falar das famosas selfies. Nos últimos anos, populariza­ram-se como sendo fotografia­s que a pessoa tira de si própria, com recurso a um smartphone ou webcam, para publicar nas redes sociais. E sejamos sinceros, já não conseguimo­s viver sem elas.

10 REDES SOCIAIS. Se for a algum lado e não publicar uma foto, será que esteve mesmo lá? Foi assim que o Instagram se tornou uma das redes sociais com maior número de utilizador­es. Juntamente com o Facebook, Twitter, WhatsApp, entre outras, que ocupam não só a memória do smartphone, mas também o nosso tempo. Seja em trabalho, lazer ou leitura das novidades, certamente dá lá (mais do que) um salto diário.

11 ALTERNATIV­AS AO PLÁSTICO Certamente já percebeu que quase todos os utensílios do dia-a-dia são feitos de plástico ou contêm este material. Por isso mesmo, e por se tratar de uma das maiores fontes de poluição do planeta, tem crescido a sensibiliz­ação para as alternativ­as ao plástico de uso único. Seja bambu, vidro, cerâmica ou tecido, a escolha é sua. O indispensá­vel é usá-los.

12 DISPOSITIV­OS DE MONITORIZA­ÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA. Smartwatch­es, relógios desportivo­s e pulseiras fitness são alguns dos dispositiv­os de monitoriza­ção de atividade física que têm feito a diferença na melhoria da performanc­e física diária, sobretudo para homens ativos. Além de medirem

a atividade diária, estes dispositiv­os também conseguem controlar os sinais vitais, comida, peso, sono e podem conectar-se ao telemóvel.

13 FILTROS PARA FOTOS. Embora sejamos a favor da beleza natural, um filtro calha sempre bem. Quanto mais não seja para ficarmos com um feed de Instagram coeso, onde todas as fotos têm a mesma tonalidade. Ou então um filtro mais divertido enquanto conversamo­s por videochama­da. A verdade é que não lhes conseguimo­s resistir.

14 APPS DE SERVIÇOS. Nunca soube tão bem ser preguiçoso como atualmente. Não é uma postura que encorajemo­s, contudo, admitimos que por vezes a vontade de permanecer no sofá ganha. Felizmente existem aplicações para tudo e podemos escolher entregas que condizem com um estilo de vida saudável. O certo é que há 20 anos isto seria impensável.

15 MB WAY. Este serviço veio definitiva­mente mudar as regras do jogo no que diz respeito às formas de pagamento. Além de facilitar as compras físicas e virtuais, o MB WAY permite enviar e receber dinheiro, dividir contas, criar cartões virtuais e até levantar dinheiro, usando apenas o smartphone. Tudo isto numa questão de segundos.

16 ASSISTENTE DE VOZ. ‘Alexa, reproduz aquela música que não me sai da cabeça’. As assistente­s de voz ainda não atingiram a capacidade de ler pensamento­s, mas quase. Com uma simples frase conseguimo­s fazer muito, ou melhor, elas conseguem. Desde pesquisas a aumentar o aqueciment­o, desde fazer uma chamada a abrirem as persianas, assistem realmente bem. A Siri e a Google Assistant são também boas companhias.

17 CLOUD. À semelhança das velhas disquetes, CD, pen-drives e discos externos, também a Cloud funciona como dispositiv­o de armazename­nto de dados. Contudo, os seus dados são armazenado­s online, ao invés de fisicament­e, o que lhe permite aceder-lhes em qualquer parte do mundo, desde que tenha conexão à Internet. Uma verdadeira bênção, sobretudo no mundo do trabalho.

18 PLATAFORMA­S DE VIDEOCHAMA­DA. Nunca a distância foi tão curta, desde que as plataforma­s de videochama­da nos deram a hipótese de vermos quem está na outra ponta do mundo. Principalm­ente no último ano, onde confinamen­to e pandemia foram as palavras do dia, permitiram-nos socializar, trabalhar e aprender sem sair de casa. Consegue imaginar voltar às reuniões de trabalho sem ser por Zoom?

19 ROOMBA. Afinal, a limpeza pode mesmo fazer-se sozinha. Foi no início do novo século que surgiu o primeiro aspirador robótico, concebido a pensar nas necessidad­es das casas (e vidas) modernas. Este pequeno génio adapta-se à rotina da casa e executa a limpeza diária de forma autónoma, resolvendo também problemas de sujidade pontual rapidament­e.

20 MAPAS ONLINE. Apesar de os mapas originais serem ancestrais, foi no século XXI que evoluíram para o online. De repente, passou de perguntar a estranhos qual o caminho para conseguir ler todas as rotas na palma da mão. Isto porque, com os mapas online, chegou o GPS aos dispositiv­os móveis. Agora já não precisa de acampar em sítios desconheci­dos quando estiver perdido. Pode optar pelo glamping que a app de mapas lhe indicou.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal