Men's Health (Portugal)

MENOS 20 QUILOS E UM NOVO ESTILO DE VIDA A MANTER

O layoff foi o ponto de partida para a missão de recuperar o corpo que já havia tido.

-

FRANCISCO NUNCA DEFINIU o seu estilo de vida como sedentário, até porque frequentav­a com regularida­de o ginásio, mas a entrada no mundo do trabalho levou-o a preferir certos hábitos alimentare­s não tão saudáveis, que adotava por serem práticos. Tais hábitos mudaram significat­ivamente aquando do confinamen­to, em março de 2020. “O facto de estar em casa ajudou-me a manter o foco. Deixei de comer fritos, deixei de comer bolachas, deixei de comer snacks pouco saudáveis. Passei a incluir muitos vegetais na minha alimentaçã­o, reduzi o consumo de hidratos e comer pão passou a ser uma exceção ao invés de um hábito diário”, conta-nos.

A par destas pequenas mas relevantes mudanças, sabia que tinha de mudar também a sua forma de treinar, sobretudo através da inclusão de cardio na sua rotina, a par dos treinos de musculação algo que, até então, Francisco não valorizava tanto.

Estas alterações bastaram para que, em maio do ano passado, Francisco tivesse já perdido 11 quilos. “Foi aí que estabeleci uma meta. Queria chegar aos 70 quilos, o peso que tinha quando estava na faculdade. Como tinha mais tempo livre, por estar em layoff, comecei a fazer treinos bidiários. Por exemplo, treino de musculação e funcional de manhã e à tarde fazia uma corrida de ou um HIIT”.

OS RESULTADOS

“De repente, tive de comprar roupa nova porque as calças ficavam largas e as camisolas demasiado grandes. Deixei de vestir o L e passei a vestir, em muitos casos, o S. Costumo dizer que voltei a ter 18 anos, porque, de facto, sinto-me como tal. Física e mentalment­e”, revela o nosso entrevista­do.

Ciente do que lhe valeu o esforço e de que a mudança depende unicamente de si, em todo este processo Francisco Amaral fez por se informar ao máximo sobre exercício físico e nutrição. “Não sou nenhum especialis­ta, nem quero ser, mas estou muito mais informado do que há um ano. Sei perfeitame­nte que tenho de seguir um plano de treino diversific­ado, mas focado nos grandes grupos musculares. Além disso, não estou obcecado na carga, mas sim na boa execução dos exercícios”, admite.

E é com esta visão que espera voltar aos treinos no ginásio, quando tal for possível, pelo menos três vezes por semana, agora com maior consciênci­a sobre treinos.

DESAFIO PARA BREVE

O maior teste será manter a sua nova rotina quando deixar o regime de teletrabal­ho. “Isto sim será o verdadeiro desafio. Mas sei que só depende de mim. Irá exigir maior planeament­o de refeições e ficarei mais exposto a sair daquilo que deve ser o meu foco. Mas acho que vou conseguir. Já sei o que é ter peso a mais e não quero deitar por água abaixo o trabalho feito ao longo do último ano”, remata.

 ??  ?? DEPOIS 68 kg
DEPOIS 68 kg
 ??  ?? ANTES 88 kg
ANTES 88 kg

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal