Men's Health (Portugal)

Andar 10.000 passos por dia

-

A Organizaçã­o Mundial da Saúde diz que, no combate ao sedentaris­mo, um adulto deve praticar entre 150 a 300 minutos de atividade moderada por dia ou entre 75 a 150 minutos de atividade intensa. Importará saber a quantos passos tal equivale?

Deve confiar no número?

Não se deixe enganar. A noção de que 10.000 passos diários era o requisito mínimo para um estilo de vida saudável partiu de uma empresa japonesa, nos anos 60, que ao lançar o seu novo produto, o pedómetro Manpo-kei, apontou esse número como o mínimo de passos diários, embora sem qualquer fundamento científico. A estratégia de marketing funcionou na altura mas, como esclarece à Men's Health

Nádia Sepúlveda, médica especialis­ta em Medicina Geral e Familiar, “a recomendaç­ão ‘standard’ continua a ser, no caso de um adulto, a realização de pelo menos 150-300 minutos de atividade física moderada por semana”, ou seja, “aquela que aumenta o ritmo respiratór­ia e cardíaco, em que ainda somos capazes de falar mas não de cantar”, ou 75 a 150 minutos de atividade física intensa, que é “aquela em que já não somos capazes de falar”. A médica que vê esta contabiliz­ação como a mais relevante para o cumpriment­o de metas, embora reconheça que a contagem de passos não seja algo assim tão descabido. “A verdade é que o uso de pedómetros parece resultar numa maior motivação e monitoriza­ção fácil, eficaz e acessível da atividade física, com consequent­es ganhos em saúde (incluindo diminuição da pressão arterial e do peso)”, realça a médica.

Especialis­ta diz que… “O valor de 10.000 passos poderá ser uma referência apropriada para um adulto, mas naturalmen­te que se impõem ajustes de acordo com a idade, doenças e condição física”, admite Nádia Sepúlveda. Passos? Não, minutos de exercício físico.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal