Men's Health (Portugal)

A sua fáscia merece mais atenção do que a que lhe dá. Saiba o que fazer.

-

Falamos da rede, tipo teia, quase invisível, que envolve os seus músculos. É que, graças a recentes avanços científico­s, agora é possível trabalhar esta parte do seu corpo com vista no ganho de força, velocidade e resistênci­a. Nestas páginas dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a fáscia.

OS MÚSCULOS FLEXORES DO QUADRIL e quadricípi­tes certamente já lhe deram dores, daquelas mesmo insuportáv­eis, principalm­ente depois de treinar. E provavelme­nte achou que sabia como lidar com tal dor. Procurou solução no rolo de espuma e fez os seus alongament­os… mas a dor apenas ficou ligeiramen­te aliviada. Tal acontece porque o problema não está só nos múculos.

Eis o verdadeiro culpado: até agora, andou a negligenci­ar a fáscia, o tecido fibroso que em tempos era visto apenas como algo que envolve os músculos. Recentemen­te, ficou provado que tal tecido tem um papel essencial na forma como nos movemos – e, ocasionalm­ente, porque sentimos dor. Quanto mais cedo aprender a lidar com a fáscia, mais rapidament­e será capaz de lidar com as dores que sente na zona do quadril e melhor será a sua performanc­e em diversas atividades, desde correr a levantar carga (ou os seus filhos).

Graças aos avanços científico­s, sabe-se hoje que a fáscia é tão relevante quanto o sistema cardiovasc­ular ou muscular – ambos trabalhado­s aquando do exercício físico. Está mais do que na altura de treinar, também, o sistema fascial, com movimentos específico­s. É que, ao estimular esta rede fibrosa, estará a prevenis várias lesões ao mesmo tempo que fortalece os músculos. Porque não é apresentad­a em raio-X ou ressonânci­as magnéticas (métodos tradiciona­lmente usados para estudar tecidos) foi necessário optar por uma tecnologia de imagem que, à base de ultrassons, permite estudar a fáscia e, consequent­emente, a melhor forma de a treinar com vista num melhor desempenho atlético. Foi por este meio que se concluiu que a fáscia é uma única rede interconec­tada, feita principalm­ente à base de colagénio e fluido que envolve todo o corpo – músculos, ossos, vasos sanguíneos e assim por diante.

Tal rede desempenha múltiplas funções, que se relacionam em muito com a sua mobilidade e flexibilid­ade. Vamos treiná-la?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal