Men's Health (Portugal)

TREINO EM SUPERSÉRIE­S

Potencie a intensidad­e e o tamanho dos seus músculos com este plano para as próximas quatro semanas

-

Supersérie­s parece-lhe um treino intensivo? E é! Consiste em fazer séries de exercícios sem descanso intermédio para que possa habituar o seu corpo a um trabalho duro e de resistênci­a. O método é simples, mas tremendame­nte eficaz: completar duas séries de dois exercícios diferentes de forma seguida e sem descanso intermédio. A nível do Principian­te, deve fazer supersérie­s com grupos musculares opostos (agonista e antagonist­a), como peito e costas, por exemplo. No programa Intermédio/Avançado, faça séries compostas por exercícios diferentes para os mesmos músculos com o mínimo de descanso. O intuito é provocar uma fadiga muscular intensa e um maior estímulo na construção do músculo. Agora que já lhe explicámos a teoria, destaque este plano de bolso, leve-o consigo para o ginásio e inicie oficialmen­te este programa de supersérie­s para os seus ‘novos’ músculos! Sobre esta série Este programa influencia todos os músculos do seu corpo para permitir um fortalecim­ento adequado da sua musculatur­a principal. Para evitar posturas incorretas e lesões, durante o primeiro treino aconselham­os o supervisio­namento de um personal trainer que o possa corrigir em caso de má postura durante os exercícios. INTENSIDAD­E - Ao iniciar um treino em supersérie­s com demasiada intensidad­e pode provocar lesões ou dores musculares desnecessá­rias. Caso não consiga completar o número de repetições estipulado de forma seguida, descanse um pouco antes de recomeçar, mas tenha sempre presente que não pode descansar dema

siado tempo, caso contrário nem sequer vale a pena começar. TÉCNICA - Uma das regras mais importante­s é utilizar sempre a técnica correta, trabalhar os músculos em toda a sua extensão e respeitar os reduzidos intervalos de descanso. Mantenha sempre a postura correta durante a execução do movimento. RESPIRAÇÃO - Pode parecer que não, mas respirar da maneira correta permite-lhe alcançar melhores resultados. Dica MH: a sua expiração deverá ocorrer sempre no momento de maior esforço. Se está inscrito num ginásio, pode realizar o programa exatamente como está descrito. Mas, se preferir, pode substituir os exercícios com máquinas por barra ou halteres.

O melhor para si

Se está há menos de um ano a realizar exercícios de força ou se voltou agora a treinar depois de ter estado inativo durante mais de quatro meses, não comece de forma demasiado ‘forte’ e escolha cargas mais leves. Aumente o peso escolhido de forma gradual. Se já se exercita de forma continuada há mais de um ano... treine a sério!

Treine assim:

Alterne o Programa A (região superior do corpo) e o B (região inferior do corpo) três dias por semana. Assim, fará o Programa A duas vezes na primeira semana (segunda e sexta-feira, por exemplo) e o Programa B uma vez (à quarta-feira). Na semana seguinte, seguirá o Programa B à segunda e sexta-feira e o Programa A à quarta-feira. Faça entre 8 a 12 repetições de cada exercício numa supersérie (exercícios que façam trabalhar os grupos musculares opostos) sem descanso entre cada um deles. Quando tiver completado ambos os exercícios, descanse 90 segundos e repita uma ou duas vezes até um total de duas a três séries de cada exercício. De seguida, repouse outro minuto e meio e comece o trabalho da supersérie seguinte.

Como usar as tabelas de treino

Anote o peso que usa e as repetições que conseguiu completar em boa forma em cada série de cada exercício. Por exemplo, se está a seguir o programa para Principian­tes e faz 10 repetições de remo inclinado com 30 quilos na primeira série, deverá escrever 30/10 no quadrado correspond­ente.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal