Jornal de Notícias - Notícias Magazine

esti- los RECEITAS 2 EM 1

- POR Ana Bravo

Nutricioni­sta, autora e blogger (Nutrição com Coração)

As receitas que proponho desta vez servem para seis refeições, com um custo de 97 cêntimos por pessoa – 5,94 euros no total. O que temos como ingredient­e comum? Frango assado. Vão querer experiment­ar, aposto. Sempre a pensar em poupar, em agilizar o tempo e em comer “comida saudável e feliz” (adoro esta expressão), deixo-vos as duas receitas, passo a passo.

A tendência é confirmada pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescant­es Não Alcoólicas (PROBEB). “Em 2017 houve uma redução de 6 219 toneladas de açúcar – 16,6%, relativame­nte ao ano anterior”, confirmou à NM Francisco Mendonça, secretário- geral da PROBEB, que realça ainda o incentivo, por parte das marcas, às opções sem ou com menos açúcar.

Só que nem tudo são boas notícias. “Em Portugal temos a ingestão de bebidas açucaradas muito concentrad­a numa certa faixa etária [ver gráfico]. Aí, o consumo é muito superior à média nacional. Metade dos rapazes adolescent­es portuguese­s consome uma lata de refrigeran­te por dia. É um dado preocupant­e”, sublinha Pedro Graça. E no entanto existe, desde 2012, uma orientação, com força de lei, para não entrarem refrigeran­tes nas escolas. Isso não chega, garante o diretor do Programa Nacional para a Promoção

o número de vendas destas bebidas nos estabeleci­mentos de ensino superior. E há uma grande permissivi­dade em relação à publicidad­e.”

INDÚSTRIA CONTESTA

E enquanto se vai afinando a fórmula para cortar aos açúcares – o consumo excessivo acarreta múltiplos riscos, das cáries à obesidade – a indústria continua a não estar pelos ajustes. “Este imposto [0,08 euros por litro para bebidas com menos de 80 gramas de açúcar por litro; 0,16 euros por litro para bebidas com mais de 80g/l ] é uma medida discrimina­tória e desproporc­ionada, com impactos económicos negativos sobre o setor”, frisa Francisco Mendonça. O argumento da PROBEB é validado pelos dados disponibil­izados pela Nielsen à NM. Segundo a empresa de estudos de mercado, a venda

7,3 g

Açúcar por 100 ml

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal