Jornal de Notícias - Notícias Magazine

UMA LIGA QUE JÁ É DE MILHÕES

-

Fruto da vontade de ver na Suíça os jogos do Boavista, Pedro Presa criou com o irmão João a Mycujoo, uma plataforma de streaming de jogos de futebol. “Vimos que apenas 5% do futebol mundial tinha cobertura de televisão e que essa era a maior fonte de dinheiro para os clubes e entidades de futebol”, conta João Presa (na foto). A startup já emprega 50 pessoas, só em Amesterdão. “Oitenta por cento do jogo da final da Champions é filmado com uma câmara. Através da nossa mobile app temos transmissã­o. O estúdio virtual que oferecemos aos nossos usuários permite criar momentos associados ao jogo, ligação aos jogadores e à equipa.”

Em apenas três anos, conseguira­m angariar clientes em mais de cem países e parceiros como a U.S. Soccer Federation, nos EUA, ou a Federação Regional de São Paulo, no Brasil. “Ultrapassá­mos a marca dos mil detentores de conteúdo e cada detentor de conteúdo pode deter direitos sobre mais de 200 clubes.”

Prova do potencial deste negócio é a previsão de que o Facebook e a Amazon disputem nas próximas temporadas os direitos de transmissã­o de competiçõe­s como a Premier League inglesa.

O maior modelo de negócio envolve a publicidad­e. “Quantos mais adeptos visualizar­em o teu conteúdo, mais dinheiro se consegue angariar.”

A ambição é vir a ser “a maior plataforma do mundo” para quem quer consumir futebol. Chegam a ter mais de cem mil pessoas a ver online um jogo de sub-16 da Indonésia.

Este ano, tencionam chegar às 16 mil transmissõ­es de jogos de futebol. “Por muito que queiramos ainda focar na televisão, tem de haver uma adaptação destas mesmas redes de televisão ao mundo digital e de streaming.”

É O MEU TRABALHO DE SONHO.” “AS PESSOAS SENTEM-SE MAIS IDENTIFICA­DAS COM ALGO QUE ACONTECE AO VIVO, COM INTERAÇÃO PURA, EM QUE NUNCA SABES BEM O QUE VAI ACONTECER.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal