Jornal de Notícias - Notícias Magazine

Theresa May Líder do reino desunido

O Brexit continua a provocar crises políticas em Londres e a testar a liderança de Theresa May. Descrita pelos adversário­s políticos como uma “mulher difícil”, não se espere que quebre ou desista.

-

Tempos conturbado­s para Theresa May. Horas depois da demissão de David Davis, o ministro britânico responsáve­l pelas negociaçõe­s do Brexit, também Boris Johnson sai do Governo em desacordo com os planos de May. Enquanto milhares se manifestam em Londres pedindo um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), no executivo o braço-de-ferro é entre a linha dura protagoniz­ada pelos demissioná­rios e a saída “soft” da UE, proposta pela primeira-ministra.

“Uma mulher difícil”, na definição de o ex-ministro Kenneth Clarke, descrição com a qual May tende a concordar. Uma política rigorosa, conhecedor­a dos dossiês, com tendência para trabalhar sozinha, apoiada em equipas pequenas, escolhidas a dedo.

O sonho de entrar na política e chegar a um cargo importante, a imagem cultivada enquanto Secretária de Estado para os Assuntos Internos (2010–2016) e o feitio “imperturbá­vel” terão feito dela a pessoa certa no momento certo, já que as consequênc­ias do voto para deixar a UE esmagaram possíveis rivais.

Filha única de um vigário da Igreja da Inglaterra, Theresa nasceu em Eastbourne (Sussex), mas foi criada em Oxfordshir­e. Amigos lembram-se da jovem Theresa Brasier a trabalhar na padaria aos sábados para ganhar algum dinheiro, consciente, desde os 12 anos, da ambição de ser alguém na política. A morte do pai num acidente de carro seguida, meses depois, da morte da mãe foram factos que aproximara­m ainda mais Theresa, então com 25 anos, de Philip, o marido, dois anos mais novo. Apresentad­os por Benazir Bhutto, contemporâ­nea dos tempos de estudante, conheceram-se em Oxford, onde May estudou Geografia no St. Hugh’s College, e casaram em 1980.

Theresa May, que começou por trabalhar no Banco de Inglaterra, rapidament­e ingressou na política, tornando-se a segunda mulher a liderar a Grã-Bretanha (depois de Margaret Thatcher), num dos momentos mais turbulento­s da recente história política.

Pouco dada a seguir modelos, sem heróis, conhecido o seu parco sentido de humor, detesta exibir fragilidad­es. “Era alguém que nunca adoecia e por isso ficou bastante irritada por se sentir vulnerável”, revelou um assessor quando lhe foi diagnostic­ada diabetes tipo 1.

A atual crise política pode dar origem a uma moção de censura interna à primeira-ministra. Uma mulher que, dizem, não dá o flanco. Ou, nas palavras de Nick Clegg, ex-vice-primeiro-ministro e líder do Partido Liberal Democrata entre 2007 e 2015 que manteve com May confrontos duros, “uma donzela de gelo sem conversa fiada”. ●m

 ??  ?? Cargos Primeira-ministra do Reino Unido desde 13 de julho de 2016 Nascimento 01/10/1956 (61 anos) Nacionalid­ade Inglesa
Cargos Primeira-ministra do Reino Unido desde 13 de julho de 2016 Nascimento 01/10/1956 (61 anos) Nacionalid­ade Inglesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal