Jornal de Notícias - Notícias Magazine

“O YouTube é o maior professor no mundo”

-

Em 2001, o professor americano Marc Prensky inventou a expressão “digital natives” (nativos digitais) e popularizo­u-a mundo fora. Passaram 17 anos e o conceito mantém-se atual. A única diferença, diz, é que surge agora mais alargado.

Como é possível a adaptação a um universo cibernétic­o cada vez mais volátil?

O mundo está a mudar. O maior desafio para a educação é que os estudantes agora têm muito mais poder. Um simples telemóvel funciona como uma extensão do cérebro dos jovens. Ainda não sabemos como tirar vantagens disso.

Que consequênc­ias negativas trouxeram as redes sociais, como o Facebook?

O Facebook não é perigoso para os jovens, de todo. Há coisas que acontecem no Facebook que, essas sim, podem ser preocupant­es. Mas ter todo o mundo conectado em rede é um sonho.

A influência dos youtubers nos mais novos é preocupant­e?

É verdade que os jovens são muito influencia­dos pelos youtubers. Mas o certo é que o YouTube é o maior professor no mundo. Se se quiser aprender a fazer algo, basta lá ir. Os youtubers não fazem assim tanto mal aos mais novos; são os grandes influencia­dores nos dias de hoje.

O mundo em rede obriga a soluções iguais em realidades diferentes?

Os desafios para os pais são exatamente iguais, seja em Portugal, nos EUA, na Índia, etc. Esta é a primeira geração horizontal de sempre.

Os jovens têm o poder nas mãos?

Têm todo o poder e vão ter ainda mais no futuro. Têm todas as ferramenta­s para trabalhare­m em equipa e resolverem problemas. P. E. S.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal