Jornal de Notícias - Notícias Magazine

“SINTO-ME TRAÍDO PELO PSD, QUE SEMPRE DEFENDEU O EMPREENDED­ORISMO”

Ricardo Robles desrespons­abiliza o Bloco de Esquerda pela sua demissão enquanto vereador da Câmara de Lisboa. Afinal, o autarca, que se envolveu num negócio imobiliári­o polémico, só lamenta como os sociais-democratas o trataram

- AS ENTREVISTA­S QUE NUNCA FIZ POR João Quadros

Esta semana, tenho comigo – faz de conta – Ricardo Robles, o homem que quase transformo­u o Bloco de Esquerda (BE) numa nova Remax. Antes de mais, deixe-me dar-lhe os parabéns pela sua demissão.

Obrigado.

“Obrigado”, mas, em certa medida, pelo Fazenda. Eu não sou de fazer trocadilho­s, mas tem graça ser um Fazenda a dar cabo de si por causa de um bloco de apartament­os.

Mas é injusto...

De certa maneira é verdade. Um país que tem Marques Mendes e Portas a dar missa na TV ao domingo não pode dar lições de moral a ninguém. Com uma classe jornalísti­ca podre e dezenas de deputados com esquemas não dá para festejar a sua demissão sem sentir vergonha alheia.

Chuiiif.

Ui, não comece a fazer esse ar de santinho de altar. Bem sei que muito dos seus votos foram pelos seus lindos olhos, mas eu não sou sensível a essas coisas.

Eu não cometi nenhuma ilegalidad­e.

Eu sei, se tivesse cometido uma ilegalidad­e provavelme­nte não teria problemas. Normalment­e, as ilegalidad­es no nosso país são bem aceites. O seu problema é que tem de se decidir: ou quer ter o discurso que tem ou quer fazer os negócios que faz... Não dá para ter os dois. Eu sinto o mesmo e sou só comediante. Ou escrevo o que penso ou aceito ir para camarotes VIP no Sporting ou fazer anúncios a bancos etc. Optar é o que nos resta se queremos ter

o que escolhemos...

Mas a minha intenção era boa...

Era boa para si e para a sua irmã, mas péssima para o Bloco. Se fosse fazer um Bloco de apartament­os de esquerda, tudo bem. Agora, o que fez em Alfama vai fazer com que o BE perca muitos votos.

Acha que isto vai prejudicar o partido?

Claro. O BE é essencialm­ente um partido com votos nas grandes cidades. Se todos fizerem o que o senhor fez,daquianada­sótemosest­rangeirosa­viveremLis­boa e lá se vai a vossa votação. Não estou a ver a Madonna a votar BE.

Mas foi terrível o que me fizeram. Fui atacado por todos oslados,atéporquem­menosesper­ava.Sinto-metraído.

Pelo Fazenda?

Não, pelo PSD, que sempre defendeu o empreended­orismo.

Devia ter feito uma permuta. O PSD vive bem com isso. Repare que nunca ninguém fez um grafito no murodacasa­daQuintada­Coelha.Pelocontrá­rio,voltaram a eleger quem lá passa férias.

O Programa Alimentar Mundial da ONU envia ajuda a dez mil pessoas afetadas pelos ataques armados no norte de Moçambique. No mesmo dia, recomeçam as sanções dos Estados Unidos ao Irão. Isto depois de Hassan Rouhani ter avisado que uma guerra entre o país a que preside e os EUA seria “a mãe de todas as guerras”. A resposta de Trump não tardou. Na sua conta de Twitter, o presidente americano alertou Teerão: “Não voltem a ameaçar os Estados Unidos outra vez ou vão sofrer consequênc­ias como poucos sofreram ao longo da história.”

Reposição das sanções contra Teerão acontecem depois da retirada unilateral dos EUA do acordo de 2015 sobre o programa nuclear

 ??  ?? ILUSTRAÇÃO: MARCO MENDES
ILUSTRAÇÃO: MARCO MENDES
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal