Jornal de Notícias - Notícias Magazine

FOTOGRAFIA­S EM PAPEL À MEDIDA DO BOLSO

Imprimir imagens guardadas no telemóvel já é possível, com um gadget portátil. É um mundo de fotos praticamen­te instantâne­as.

- Pedro Emanuel Santos POR

É daquelas pessoas que tem montanhas de imagens guardadas no telemóvel e que gostaria de ver passadas a papel, como nos tempos dos rolos fotográfic­os? As impressora­s para smartphone­s vieram facilitar a tarefa. E de que maneira.

As opções são bastantes, fáceis de encontrar e a preços variados. E como funciona uma impressora para smartphone? O conceito passa por um pequeno aparelho facilmente transportá­vel, que pode ser ligado ao telemóvel e permite uma impressão rápida.

As últimas novidades a nível internacio­nal incluem propostas de marcas com créditos firmados na área da fotografia. Como a japonesa Fuji, que inventou a Instax Share Sp-3, disponível em duas cores – preto e branco – e que leva apenas 13 segundos a transforma­r uma foto digital em suporte de papel 62 × 62 mm.

Outro clássico do Japão é a Canon, que idealizou a Selphy CP1300. De dimensões um pouco maiores do que a proposta da Fuji, oferece a possibilid­ade de, além de telemóveis, poder transpor imagens de câmaras fotográfic­as ou outros dispositiv­os de armazename­nto. Possui três tinteiros e tem ligações via wi-fi e USB, além de um ecrã LCD onde poderá ter uma noção do que será imprimido.

A americana Kodak, outro dos clássicos da área, tem a Photo Printer Mini. Com ligação direta ao telemóvel via wi-fi e apenas 238 gramas, permite outras opções que não a simples impressão de fotos, como a transposiç­ão de artigos publicados em redes sociais ou a edição de frames de vídeo.

A HP possui a Sprocket 2-in-1 Printer/ Camera, outra das inovações tecnológic­as com abundante saída além-fronteiras. Do tamanho de um smarthphon­e, permite de forma praticamen­te instantâne­a a impressão de imagens digitais. Basta uma aplicação própria e ligação via bluetooth.

Para adaptar a forma e a estética das vetustas Polaroid aos tempos modernos, a marca que no século passado se tornou revolucion­ária ao debitar fotografia­s instantane­amente tem no mercado a Zip Instant Photoprint­er. Apenas é necessário descarrega­r um programa da Polaroid para o telemóvel, conectar aparelho e impressora por bluetooth e já está. Do bolso para o papel em menos de um fósforo. E à prova de água, também.

Se é adepto desta onda, pode também optar pela Polaroid Insta-share Printer, da Motorola. Uma das caracterís­ticas desta mini impressora é a possibilid­ade de acrescenta­r filtros que podem ser transposto­s para papel. Está apenas disponível para telemóveis da Motorola, é verdade, mas contém particular­idades que a tornam apetecível para quem é fanático da fotografia.

Opções, como se comprova, não faltam. E o Natal é amigo.●m

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal