Jornal de Notícias - Notícias Magazine

OS NOVOS BARBECUES SÃO UMA COZINHA AO AR LIVRE

Os aparelhos a gás conquistam terreno, revolucion­ando a forma de confeciona­r no exterior. Os módulos culinários multiplica­m-se, permitindo fazer tudo ao relento. Até pizzas.

- DESIGN los POR Milene Marques

Chega o calor e o céu limpo e com eles a vontade de aproveitar o jardim, o terraço ou a varanda para um grelhado em boa companhia. Nas lojas especializ­adas e nas grandes superfície­s comerciais, os barbecues ganham mais área para a nova temporada. E, nesse campeonato, as opções a gás são cada vez mais, maiores e mais procuradas. Nos últimos anos, a grelha modular veio revolucion­ar os barbecues a gás, acrescenta­ndo novas funcionali­dades, através de vários módulos culinários para lá da grelha normal e da chapa. São grelhadore­s com cada vez mais procura, garante o vendedor da secção de exterior da Leroy Merlin Gaia, Rui Rocha, que enumera como acessórios mais vendidos “a pedra para pizza, que deixa a massa mais tostada, e a placa de cozedura, seguida do wok”. Porém, existem outras opções, consoante a marca, como a grelha para marcar carne, o paellero ou o grelhador para aves. São módulos vendidos em separado. “O espeto para assar também se vende bem”, sublinha.

Há ainda modelos com bocas de apoio, que permitem “fazer tudo no barbecue. Já não é preciso ir à cozinha preparar o arroz”. O barbecue a gás torna-se numa verdadeira cozinha e consoante

o número de queimadore­s cresce em preço e em tamanho, permitindo servir mais pessoas ao mesmo tempo. No mercado, os mais comuns podem ir facilmente dos 200 aos 1 000 euros, mas há opções a quase 5 000 euros.

A rapidez no momento de começar a grelhar e a maior facilidade de limpeza fazem dos modelos a gás os preferidos dos portuguese­s. Os barbecues em inox e com grelhas em ferro fundido (gama premium) garantem ainda uma maior durabilida­de, assevera o vendedor. Já os grelhadore­s elétricos, sem fumo, são mais procurados para uso em interiores ou para transporta­r.

A forma mais natural

Em desuso estão cada vez mais os grelhadore­s a carvão. Quem o lamenta é

o chefe Samuel Barros, da steakhouse Fornalha em Matosinhos e do Brazilian Barbecue Festival, que tem a segunda edição de 6 a 8 de setembro, no Parque da Cidade de Paredes.

Em primeiro lugar, aconselha as “parrilhas” a lenha, que usa no restaurant­e, e logo de seguida os grelhadore­s a carvão. “É a forma mais natural de grelhar, sem manipulaçã­o”, defende o chefe. Contudo, admite outras formas. Sublinha que “os fatores determinan­tes num churrasco são o tempo, a temperatur­a e a distância à fonte de calor. O que é fechado [com tampa] é um forno e o que as pessoas procuram é um grelhado. Quando grelhamos, dá-se uma reação química que, simplifica­ndo, converte as moléculas de açúcar em caramelo, que é o que dá sabor”, explica Samuel Barros, que promove workshops de carnes no Fornalha para quem quiser aprender a fazer um churrasco à moda sul-americana. ●m

NORTADA VIENNA LAGER 1,79 euros

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? WEBER ORIGINAL KETTLE 199 euros
WEBER ORIGINAL KETTLE 199 euros
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? CHAR-BROIL GAS2COAL 499 euros
CHAR-BROIL GAS2COAL 499 euros
 ??  ?? CHAR-BROIL MONTANA 319 euros CAMPINGAZ 3B RBS LD 519 euros
CHAR-BROIL MONTANA 319 euros CAMPINGAZ 3B RBS LD 519 euros
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? CAMPINGAZ 2B XPERT 200L ROCKY 249 euros
CAMPINGAZ 2B XPERT 200L ROCKY 249 euros
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? WEBER Q3000 TITANIUM 629 euros
WEBER Q3000 TITANIUM 629 euros
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? NATERIAL 4B HUDSON 699 euros NATERIAL 3B ALTON 179 euros
NATERIAL 4B HUDSON 699 euros NATERIAL 3B ALTON 179 euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal