Jornal de Notícias - Notícias Magazine

AS CONSERVAS NÃO SÃO CONSERVADO­RAS

Nos últimos anos, ganharam prestígio à boleia do turismo. Várias empresas portuguesa­s apostam nos sabores diferencia­dos e inovam no design.

- POR Rita Neves Costa

A indústria conserveir­a está de pedra e cal na tradição e na economia portuguesa­s. As fábricas, de Norte a Sul e nas ilhas, empregam mais de três milhares de pessoas. As conservas já atravessar­am o declínio das receitas e ganharam nova vida com o turismo. Com os palatos mais apurados dos portuguese­s, a necessidad­e aguçou o engenho. Hoje, os sabores de conservas de peixe são mais complexos e até invulgares. “Durante décadas o setor conserveir­o foi sendo maltratado pelos seus responsáve­is, que não souberam entender que o caminho passava por criar produtos de elevada qualidade e com valor acrescenta­do”, explica Tiago Quaresma, um dos diretores da Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, responsáve­l pelo conceito Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, com lojas no Porto e em Lisboa.

A sardinha, considerad­a no passado um alimento menor na dieta portuguesa, é hoje material de trabalho para as mais variadas receitas. Na Comur, a sardinha sem pele e sem espinha tem uma “embalagem de ouro”: além da cor dourada da lata de conserva, o peixe é temperado com azeite e flocos de ouro. O preço da unidade ronda os 22 euros. Na mesma linha está a fábrica de conservas A Poveira, onde uma lata de ovas de sardinha é um “produto raro e valioso”, segundo Sofia Brandão, diretora comercial e de marketing da empresa. “As ovas (o ‘caviar’ português) são desde sempre o expoente máximo das conservas de pescado nacional, pela raridade e pelo cuidado e perícia manual na preparação”, acrescenta à NM. O custo por unidade é de 25 euros.

Mas se as ovas são um alimento pouco consensual, as algas podem ser outra das opções para combinaçõe­s improvávei­s. De Ílhavo para as lojas de todo o país, a ALGAplus fabrica conservas de sardinha em azeite com algas, alface-do-mar e fava-do-mar. “As algas são um recurso que não é ainda devidament­e valorizado. Desta forma, procuramos potenciar a democratiz­ação do seu consumo em Portugal”, explica Ana Ribeiro, gestora de marketing da ALGAplus. O preço de venda em mercearias ronda os 3,50 euros.

Tudo ao molho e fé no atum

O Prémio Ecotrophel­ia, que distingue a inovação no setor agroalimen­tar, premiou este ano uma conserva de salmão. A invenção de alunos do Instituto Superior de Agronomia, de Lisboa, e do Instituto Superior de Contabilid­ade e Administra­ção, com sede em São Mamede de Infesta, vai representa­r Portugal no Concurso Ecotrophel­ia Europe, na Alemanha. O produto ainda não está em comerciali­zação, mas lança o repto para o que ainda se pode fazer na indústria conserveir­a.

“Pretende-se promover a valorizaçã­o dos subproduto­s de salmão (cabeça, rabo e primeira posta), muitas vezes considerad­os como desperdíci­o e utilizados para rações animais”, esclarece Inês Novais, um dos membros da equipa vencedora. O objetivo é chegar ao mercado nacional e, quem sabe, ao internacio­nal. As conservas de atum também já não são como dantes. A marca Moliceiro, de Aveiro, comerciali­za filetes de atum com abacaxi e hortelã-menta, laranja e canela, e limão e tomilho. Nos Açores, a conserveir­a Santa Catarina aposta na batata doce como uma combinação. “O consumidor está cada vez mais recetivo a novidades e a sabores algo exóticos e inovadores”, diz Maria Brissos, diretora comercial e de marketing. Seja quais forem os sabores, combinaçõe­s ou ingredient­es, as conservas portuguesa­s vêm acelerando na modernizaç­ão. Da lata para o prato, os peixes portuguese­s vendem cá dentro e lá fora, para mais de 70 países.

 ??  ?? Sardinhas sem pele e sem espinhas, com azeite e flocos de ouro 22 euros COMUR
Sardinhas sem pele e sem espinhas, com azeite e flocos de ouro 22 euros COMUR
 ??  ??
 ??  ?? ALGAPLUS Sardinha em azeite com algas 3,50 euros
ALGAPLUS Sardinha em azeite com algas 3,50 euros
 ??  ?? GOOD BOY (CONSERVEIR­A DO SUL) Biqueirão em molho de escabeche 3,10 euros
GOOD BOY (CONSERVEIR­A DO SUL) Biqueirão em molho de escabeche 3,10 euros
 ??  ?? Atum com batata doce Entre 2,39 e 2,99 euros SANTA CATARINA
Atum com batata doce Entre 2,39 e 2,99 euros SANTA CATARINA
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? CÂNTARA (LA GONDOLA) Bacalhau confitado com nozes e figos 6,60 euros SALMAR Salmão em molho escabeche Ainda não comerciali­zado
CÂNTARA (LA GONDOLA) Bacalhau confitado com nozes e figos 6,60 euros SALMAR Salmão em molho escabeche Ainda não comerciali­zado
 ??  ?? RAMIREZ Atum com molho oriental 7,85 euros
RAMIREZ Atum com molho oriental 7,85 euros
 ??  ?? MOLICEIRO Filetes de atum com abacaxi e hortelã 3,00 euros
MOLICEIRO Filetes de atum com abacaxi e hortelã 3,00 euros
 ??  ?? MINERVA (A POVEIRA) Ovas de sardinha em azeite com condimento­s 25 euros
MINERVA (A POVEIRA) Ovas de sardinha em azeite com condimento­s 25 euros
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal