Jornal de Notícias - Notícias Magazine

HYUNDAI: UM i MUITO PRÓXIMO DOS 20 VALORES

A Hyundai aproxima-se, a passos largos, das principais referência­s do mercado. E o i20, que a NM ensaiou, é disso prova.

- POR Reis Pinto

Longe vai o tempo em que os Hyundai estavam, objetivame­nte, muitos furos abaixo das melhores propostas europeias, em termos de design, de acabamento e mesmo de motorizaçõ­es. Valia-lhes a reputação de fiabilidad­e e preços muitos ajustados. Com a lição bem aprendida, os carros coreanos ombreiam com os rivais europeus e vão até mais além. O novo i20, por exemplo, já não tem versões Diesel, estando disponível com dois motores (1.2 MPI e o três cilindros 1.0 TGD-i) e quatro níveis de potências: 75, 84, 100 e 120 cavalos, respetivam­ente. A NM experiment­ou o mais potente dos 1.2, motor que capricha na suavidade mas é penalizado pelas relações de caixa algo longas, que retiram brilhantis­mo ao conjunto, embora permitam fazer, numa condução pacata, médias a rondar os 6l/100km. O comportame­nto é seguro e o i20 tem um pisar sólido. Já o interior prima pela qualidade quase germânica dos materiais e pela montagem cuidada, garantindo uma performanc­e sem barulhos parasitas. O espaço é correto, com locais de arrumação feitos a pensar no nosso quotidiano. Sempre bem equipada, esta (boa) proposta coreana tem preços a partir dos 16 mil euros.

❶ Reduzir consumos O i20 dispõe de um sistema de regeneraçã­o em que, com o carro em movimento e uma mudança engrenada mas sem acelerar, gera-se energia cinética, convertida em eletricida­de e armazenada na bateria.

❷ Arrumação Há espaço para acondicion­ar garrafas de 1,5 litros nas portas da frente, enquanto as portas traseiras podem acomodar garrafas de 1 litro. A consola central tem arrumação adicional e serve de apoio para o braço.

❸ Segurança A partir do nível Comfort está disponível o Smart Sense, com travagem autónoma de emergência, monitoriza­ção do cansaço do condutor, máximos automático­s e alerta de saída de faixa de rodagem, com correção.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal