Jornal de Notícias - Notícias Magazine

OS LIXOS DE UNS SÃO AS MALAS DE OUTROS

Carteiras portuguesa­s feitas com trapilhos, calças de homem, lonas publicitár­ias, câmaras de pneus, pacotes de café, batatas fritas. Os desperdíci­os são matéria-prima de artigos exclusivos.

- POR Sara Dias Oliveira

Antónia Gomes tem jeito para a costura e sempre se preocupou com questões ambientais. Por isso, criou a marca Branco Chá com malas feitas a partir de tapeçarias tradiciona­is, em teares manuais, e com excedentes de fábricas. Os restos dos outros são o seu ponto de partida e, desta forma, surgem malas portuguesa­s por dentro e por fora na Póvoa de Varzim. “Procuro soluções sustentáve­is, ecológicas”, afirma. Faz alças com o interior de calças de homem, da parte da cintura, vindas de uma fábrica que já fechou. Faz alças de couro, de uma pele que descobriu num armazém. “Uma pele muito antiga, se não a usarmos vai apodrecer.” Corta tira a tira à mão e dá trabalho a artesãs locais. “Aproveitam­os o que iria para o lixo.”

Inês Manços, da Ericeira, criou a Hi-lo Handmade, marca de artigos como malas e carteiras, feitas de trapilhos de fábricas nortenhas. Malas e clutches robustas e versáteis, adaptadas a qualquer ocasião, tanto dão para ir a um casamento como para levar para a praia. Algumas são personaliz­adas. “Sempre gostei muito de criar peças e surgiu a ideia do trapilho”, conta Inês, que se move bem na área de gestão de marcas. Além das malas, os desperdíci­os de várias cores são usados para brincos, colares, fios para óculos, máquinas fotográfic­as, chupetas.

Em Lisboa, a Garbags também usa o que os outros deitam fora. Lonas publicitár­ias, câmaras-de-ar de pneus, pacotes de café, leite e batatas fritas, e até embalagens de rações de alimentos para animais domésticos dão vida a malas, carteiras, mochilas, estojos e marcadores de livros. Produtos que saltam à vista pelos padrões que não se repetem e pela resistênci­a. A Garbags é clara: os seus produtos “têm que ser duráveis, elegantes, funcionais e, acima de tudo, divertidos”.

 ??  ?? a A Garbags, de Lisboa, diz apontar para produtos duráveis, funcionais e divertidos De trapilhos recolhidos em fábricas, a Hi-lo Handmade produz vários objetos, entre eles carteiras
a A Garbags, de Lisboa, diz apontar para produtos duráveis, funcionais e divertidos De trapilhos recolhidos em fábricas, a Hi-lo Handmade produz vários objetos, entre eles carteiras
 ??  ?? a6 A Branco Chá dá nova vida a tapeçarias tradiciona­is
a6 A Branco Chá dá nova vida a tapeçarias tradiciona­is
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal