Jornal de Notícias - Notícias Magazine

COM PEDALADA

Os calções de licra estilo ciclista são uma tendência que, embora sem reunir consenso, serve visuais versáteis, dos descontraí­dos aos mais formais. A regra é arriscar, mas sempre com bom senso.

- POR Sara Oliveira

Longe vão os tempos em que a falecida princesa Diana, em finais dos anos 1980 e inícios dos 90, começou a sair à rua com calções delicra, quede pressas e tornaram uma moda. E que voltam agora a estarem voga. Os “cycling shorts” são tendência, com muitas marcas a apostarem em modelos nas mais variadas cores e texturas, pois já não servem apenas visuais desportivo­s. E “essa versatilid­ade faz o público ficar um pouco confuso e até chocado”, reconhece o stylist Joka Kasquinha, notando que “foi uma moda que se estranhou,masdepoiss­eentranhou”,podendousa­r-setanto“numlooksup­erdesporti­vo, como num look super elegante”. Recentemen­te, Maria Cerqueira Gomes ousou estrear-seàfr ente do programa “A Tua Cara Não Me É Estranha ”, na TVI, com uns calções rosa bem justos, o que lhe valeu muitas críticas. Isto porque “as pessoas não estão habituadas a ver calções de ciclista comb lazer e,secalh ar, estavamà espera de um vestido comprido ”, mas ostylist Luís Borg esquis mostrar que era possível “fazer galas de outra maneira ”, explico una altura o responsáve­l pela imagem da apresentad­ora. A namorada de Cristiano Ronaldo, Georgina Rodríguez, também é fã desta tendência.

Sem complexos

No entanto, como sublinha Joka Kasquinha, este “não é um estilo de calção que fica bem a qualquer mulher”. Há que ter alguma atenção “à estrutura de corpo/anca e à altura da pessoa, além da forma como se conjuga caso se tenha alguma ‘gordurinha’ a mais. Tudo depende muito ainda do resto com que vão usar o calção”. No entanto, segundo o profission­al, “uma ‘gordurinha’ a mais não impede de seguir a moda, desde que tenha precaução”. Um dos conselhos “para quem tem receio de arriscar e errar, independen­temente do corpo que tenha, é jogar pelo seguro optando por um camiseiro comprido ou uma camisola/túnica, com ou sem blazer. Este registo é infalível”, exemplific­a Joka Kasquinha.

Para o público mais jovem e descontraí­do, “as cores néon (verde, rosa, laranja) saltam à vista”, enquanto “o famoso calção preto, que pode ser simples ou com detalhes rendados, de pele/napa, padrão animal, que as mulheres mais maduras podem combinar com um camiseiro ou com um blazer, oferece um look elegante e sofisticad­o”. Joka nota que “os calções estilo ‘ciclista’ podem ser usados com todo o tipo de calçado, desde sapatilhas, sandálias rasas, botins e sandálias de salto alto, até ao clássico stiletto”. Basta ter pedalada, pois “é tudo uma questão de arriscar”.

 ??  ?? VERSACE 215 euros STRADIVARI­US 15,99 euros PRADA 790 euros FENDI 390 euros PALM ANGELS 211 euros ZARA 12,95 euros
VERSACE 215 euros STRADIVARI­US 15,99 euros PRADA 790 euros FENDI 390 euros PALM ANGELS 211 euros ZARA 12,95 euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal