O Jogo

“Guimarães é má mãe e boa madrasta”

Manuel Machado reivindica para Armando Evangelist­a a mesma paciência de que chegou a desfrutar Rui Vitória

-

Passado de Armando Evangelist­a, ligado à formação e à equipa B do Vitória, é uma “mais-valia” para Machado, ainda que preveja naturais dificuldad­es, que costumam ser acentuadas para gente da casa...

Quatro anos depois de Manuel Machado ter sido substituíd­o por Rui Vitória, o V. Guimarães prepara-se para voltar a ter um treinador da casa, com experiênci­a no sector da formação, no comando técnico da equipa principal. Responsáve­l pela preparação de vários jogadores da equipa B lançados por Rui Vitória, Armando Evangelist­a será promovido numa lógica de continuida­dena políticade projetar jovens atletas, e essa aposta merece o aplauso do atual treinador do Nacional. “Feliz do clube que consegue gerar os seus próprios quadros. É muito importante que o treinador principal do Vitória esteja identifica­do com a formação. Quem desconhece essa dinâmica sente sempre dificuldad­es, o que não acontecerá com o Armando”, garante.

O pas s a do de Armando Evangelist­a ligado à formação (foi treinador dos juniores) e à equipa B é uma “maisvalia” para Manuel Machado, enquadrada numa carreira “consolidad­a e segura”, construída de forma gradual. “Passo a passo ganhou experiênci­a e nesta altura está preparado para trabalhar ao mais alto nível, ao contrário do que sucede com outros colegas de profissão, que depois de chegarem l á acima dão grandes saltos... para o vazio”, assinala.

O único aspeto que poderá voltar-se contra Armando Evangelist­a é o facto de ser natural de Guimarães. Manuel Machado não esconde que isso lhe terá sido prejudicia­l. “Guimarães costuma ser má mãe e boa madrasta; acolhe melhor o filho do outro do que o próprio filho”, explica, pedindo por isso alguma paciência aos adeptos nos primeiros tempos de Evangelist­a no comando da equipa principal. “Só precisa que os adeptos sejam condescend­entes com ele como foram com o Rui Vitória. Não corre qualquer risco, será antes um desafio aliciante. Vários gostariam de estar no seu lugar”, estima.

 ??  ?? Manuel Machado aprova Evangelist­a no banco do Vitória
Manuel Machado aprova Evangelist­a no banco do Vitória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal