O Jogo

Proença ganhou a Liga

Futebol profission­al vai ser dirigido por um ex-árbitro que prometer ser “o presidente de todos oss clubes”

- PEDRO MARQUES COSTA

Em 2012 imaginava-se, por esta altura, a correr a Maratona de Londres. Mas quis o destino, e a vontade da maioria dos clubes, que fosse eleito como o novo presidente da Liga. Mandato será até 2019

PedroProen­ça,ex-árbitro internacio­nal e membro do Comité de Arbitragem da UEFA, é o nono presidente da história da Liga Portuguesa de Futebol Profission­al, sucedendo no cargo a Luís Duque – precedem-nos na história da instituiçã­o João Aranha, Valentim Loureiro, Pinto daCosta, Manuel Damásio, Hermínio Loureiro, Fernando Gomes e Mário Figueiredo. Licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Gestão de Lisboa, o novo presidente da Liga foi ontem eleito para o quadriénio 2015/19 com 32 votos num universo de 55 votos; Luís Duque teve 23. Proença recebeu o apoio de 12 dos 18 clubes da I Liga, que tinham direito a dois votos, e de oito entre os 19 votantes da II Liga. Considerad­o por muitos como o melhor árbitro da história do futebol português, Pedro Proençache­ga à presidênci­a da Liga deClubes apenas seis meses depois de ter deixado de apitar.

Apresentou-se para este desafio com a experiênci­a adquirida no mundo do futebol ao longo de 16 anos na arbitragem – dirigiu 168 jogos da I Liga e mais de uma centena de partidas internacio­nais, entre as quais a final da Liga dos Campeões de 2011/12 e a final do Euro’2012 –, mas também com a bagagem de uma longa carreira ao nível da gestão empresaria­l: é ainda hoje administra­dor de duas empresas, a Natureza Verde, de recolha e transporte de resíduos sóli- dos, e a Fanamol, que fabrica e comerciali­za molas.

Benfiquist­a assumido e sócio do clube da Luz, praticou andebol no Sporting – nos iniciados, chegou a ser colega de balneário de Carlos Resende –, um dos clubes que, a par do FC Porto, encabeçara­m a lista de apoiantes na corrida à presidênci­a da Liga. Pedro Proença estudou com Rui Pedro Soares, líder do Belenenses, e foi colega de curso de Bruno de Carvalho.Casado e pai de uma filha, contam os amigos que lida bem com as opiniões contrárias, mesmo nos momentos mais difíceis. “Ele sabe que as críticas são ferramenta­s para evoluir”, escreveu na página pessoal da rede social Facebook o amigo e ainda árbitro Duarte Gomes, na véspera da eleição.

Curiosamen­te, em 2012, pouco antes de dirigir a final da Liga dos Campeões, Proença

traçava outros planos para o futuro. “Dificilmen­te ficarei no futebol. Adoro maratonas, triatlos, esqui. E começo a ficar saturado do futebol. Quando fizer 45 anos, vou fazer a Maratona de Londres e estudar mais”, antecipava então. Agora que está a poucos meses de completar os 45 anos, poderá ser complicado cumprir o objetivo de fazer a Maratona de Londres. Pela frente tem, isso sim, a difícil tarefa de voltar a unir os clubes em torno de uma liderança da Liga.

No projeto que agora pretende implementa­r estão definidos três objetivos: credibiliz­ação, criação de valor e internacio­nalização do campeonato português.

A tomada de posse de Pedro Proença está agendada para as 17h00 de quinta-feira.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal