O Jogo

Ser remendo salva Rúben

Voltou para lutar na defesa, mas é como trinco que pode segurar-se e começar a época a titular. Falta um exame

- DUARTE TORNESI

Aquisições de Naldo e Ciani pareciam empurrá-lo para nova cedência, mas a lesão de William deu-lhe espaço de manobra na posição 6. Com 1,89 m de altura, aos olhos de Jesus tem vantagem sobre a concorrênc­ia

Regressado deum ano de empréstimo ao Reus, Rúben Semedo incorporou-se nos trabalhos de pré-época do Sporting com o objetivo de se impor no plantel principal. À partida, a ideia do jogador passava por discutir um lugar no eixo da defesa, mas a contrataçã­o de dois jogadores para a posição – Naldo e Ciani – pareciam ter empurrado o jovem para a porta de saída. Porém, a l esão sofrida pelo trinco William Carvalho abriu um espaço onde Rúben passou de eventual remendo a... potencial titular. No sábado, frente ao Roma, terá um exame decisivo nessa posição. Se for aprovado por Jorge Jesus, arrancará a época (9 de agosto) como titular, na Supertaça, frente ao Benfica.

Privado da grande referência para a posição 6, o técnico tem recorrido a adaptações, mas nenhum dos jogadores testados reúne o perfil que Jesus considera ideal para o preenchime­nto daquele lugar, particular­mente no que di z re s p e i t o à es t a t u r a . Adrien (1,75 m), João Mário (1,79 m) e Rosell (1,82 m) estão todos abaixo de 1,85 m, altura mínima num trinco, na visão de Jesus. Com 1,89 m, Rúben Semedo cumpre o requisito.

A ti t ularidade f r ente ao Crystal Palace, na final da Cape Town Cup, pode ser entendida como uma recompensa do treinador face ao trabalho desenvolvi­do pelo jogador durante a pré-época. Nesse jogo, Rúben só esteve 37 minutos em campo – sof r eu um t r aumatismo no ombro direito, do qual já está totalmente recuperado –, mas, durante esse período, ganhou pontos junto de Jesus ao contribuir para a solidez e estabilida­de defensiva da equipa. Ao que O JOGO apurou, o jovem que completou a formação na Academia está “apostado” em agarrar a oportunida­de que lhe caiu do céu, procurando assimilar as instruções e correspond­er ao voto de confiança do técnico, não pensando, para já, num cenário que contemple novo empréstimo.

Curiosamen­te, em recente entrevista a O JOGO, Rúben Semedo “adivinhou” que a polivalênc­ia poderia beneficiá-lo na disputa de uma vaga no plantel. “Acho que qualquer treinador aprecia um jogador polivalent­e. É uma caracterís­tica importante, que vai ajudar o técnico a observar-me com outra atenção”, afirmou o atleta, em entrevista publicada no nosso jornal a 24 de junho.

 ??  ?? Capacidade de Rúben Semedo no jogo aéreo é trunfo
Capacidade de Rúben Semedo no jogo aéreo é trunfo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal