O Jogo

Gatlin ameaça reinado de Bolt

Confronto nos 100 metros do Mundial de Pequim promete ser o grande momento desta época

- AUGUSTO FERRO

O regresso vitorioso de Usain Bolt no Meeting de Londres criou expectativ­as para os 100 m do Mundial de Pequim. Justin Gatlin tem dominado mas o homem mais rápido de sempre está de volta

Com Usain Bolt às voltas com uma lesão e fora de forma, o nome de Justin Gatlin foi apontado à passadeira vermelha que o conduziria ao trono da velocidade no Mundial de Pequim (22 a 30 de agosto). Aos 33 anos, o campeão olímpico de 2004, após uma década sobre o dia em que levou o ouro em Atenas – deixandoap­rataparaOb­ikwelu – está melhor e mais consistent­e do que nunca, com um recorde de 9,74s e quatro cronos abaixo dos 9,80s e a revista “Track & Field News” chegou a dá-lo como favorito nos 100 e 200 metros da capital chinesa. No hectómetro, a publicação norte-americana prognostic­ou a prata para Asafa Powell e o bronze para Tyson Gay. Quanto a Usain Bolt, o homem que ganhou, desde 2008 até hoje, todas os 100 e 200 em Mundiais e Olímpicos – com exceção do hectómetro de 2011, batido por uma falsa partida – pouco havia que o recomendas­se.

Usain Bolt Um longo período fora dos maiores palcos e 10,12s, em Abril, no Brasil, como último resultado não permitiam que se acreditass­e na ressurgime­nto de Bolt. Só que o jamaicano explodiu em 24 de julho – a 30 dias da final de Pequim –, revelando que já pode trabalhar em pleno, com uns esclareced­ores 9,87s, no Meeting de Londres. Crono que atestou já valer uma marca na casa dos “9,7”. Registo que só o veterano norte-americano poderá bater.

Com mais de quatro semanas de treino, a ganhar confiança – e como o seu “superego” reage bem ao sucesso... – o recordista mundial é bem capaz de fazer frente àquele que, sem qualquer menosprezo, considera ser “um velocista de outros tempos”. Vencerá quem também for mais forte mentalment­e. Estará aí o fator decisivo.

“Gatlin está em grande esta época, mas não estou assustado”

Recordista mundial de 100 metros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal