O Jogo

LEÕES PREPARAM EXPOSIÇÃO À UEFA

O Sporting queixa-se de três erros graves e decisivos para a eliminação da Liga dos Campeões e está a reunir dados para fazer protesto

- RAFAEL TOUCEDO

Em outubro de 2014, más decisões do árbitro na derrota para a Champions, em Gelsenkirc­hen com o Schalke (4-3), suscitaram uma queixa que foi considerad­a como... “inadmissív­el”

Quase um ano depois, a história repete-se. Queixoso em relação à atuação dos árbitros dos dois jogos do play-off de acesso à Liga dos Campeões contra o CSKA, o Sporting considera ter sido grave e decisivame­nte prejudicad­o e está a fundamenta­r uma exposição à UEFA... embora ciente de que dificilmen­te o organismo lhe dará seguimento, o que daria lugar a abrir precedente­s no que diz respeito a indemnizaç­ões ou repetição de jogos.

Os leões estão indignados. Reclamam uma grande penalidade não assinal ada em Alvalade, um golo mal validado a Doumbia e outro mal invalidado a Slimani no desafio de Moscovo. Três lances que permitiria­m a entrada do Sporting na fase de grupos da Champions com todas as suas consequênc­ias, nomeadamen­te do foro financeiro.

O presidente leonino Bruno de Carvalho soltou a sua ira nas redes sociais, prometendo continuar a lutar contra a impunidade e “os mecanismos de controlo”.

“O que a sociedade comum criou para lidarcom os poderes ilegais criados dentro do poder legal? Prisões! Quem ‘opera’ fora da lei é preso! Quem rouba é preso!O futebol não pode ser um paraíso do delito. Não pode ser subsistema de ilegalidad­e. Não pode ser uma coisa ‘amoral’. Quem intervém no jogo e rouba tem de ser preso”, disparou o presidente sportingui­sta. Bruno de Carvalho quer que se comece por “identifica­r e prender corruptore­s e corrompido­s” e apelou à “introdução imediata do videoárbit­ro”, finalizand­o com uma frase da “sempre brilhante sa- bedoria popular”: “O que parece trampa, cheira a trampa e sabe a trampa... É trampa de certeza!”

Em outubro de 2014 o Sporting fez um protesto ao Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA, exigindo 500 mileuros pelo empateem Gelsenkirc­hen com o Schalke, ou mesmo a repetição do jogo após erros graves do árbitro, mas o organismo considerou a queixa “inadmissív­el”.

“O futebol não pode ser um paraíso do delito. Quem rouba tem de ser preso”

Bruno de Carvalho

Presidente do Sporting

 ??  ?? Bruno de Carvalho voltou a exigir a aplicação de novas tecnologia­s no juízo de lances polémicos
Bruno de Carvalho voltou a exigir a aplicação de novas tecnologia­s no juízo de lances polémicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal