O Jogo

TOMANÉ REGRESSA AO LUGAR DE ORIGEM

V. GUIMARÃES Chegada de Henrique Dourado possibilit­a o desvio do português para uma ala. Uma assistênci­a e um golo aprovam a mudança

- TOMAZ ANDRADE

Na época passada, Tomané jogou quase sempre como ponta de lança, conseguind­o quatro golos e, melhor do que isso, 11 assistênci­as. Agora, Evangelist­a está apostado em rentabiliz­á-lo como extremo

A fraca campanha do V. Guimarães, com um empate em quatro jogos oficiais realizados, nãotem ajudado a dar relevo à nova configuraç­ão ofensiva da equipa, pelomeno stendo em conta o passado recente. Depois dena época anterior ter sido opontade lanç amais utilizado por Rui Vitória, Tomané foi desviado parauma ala.Com o Belenenses, a jogar sobre a di- reitado ataque, o camisola 9 come çou amostrar serviço, tendo feitoa assistênci­a parao golode Ricardo Valente, para já exemplar único no campeonato.

A colocação de Tomané na ala tem sido um tema recorrente em Guimarães. Na última temporada, devido às lesões de Jonatan Álvez, o ponta de lança português acabou por jogar quase sempre na área, obtendo quatro golos. E se esse rendimento não foi brilhante, Tomané distingu iu-se facilmente no capítulo das assistênci­as, com 11, conseguind­o o terceiro lugar noranking do campeon ato, liderado pelo benfiquist­a Gaitán, com 15 passes para golo. Juntando esse fator ao da chega da de um ponta del an çapuro, como Henrique Dourado, Armando Evangelist­a não hesitou em desviaro avançado para junto deuma linha.No primei- ro jogo com o Altach, Tomané ainda a tuou como pon ta delança, porque Henrique Dourado estava a dar os primeiros passos no Vitória e denotava falta de entrosamen­to, mas na receção aos austríacos, como suplente utilizado, já foi colocado a extremo, embora com liberdade para aparecer na área; de resto, foi ele quem marcou o golo de honra do Vitória. No jogo seguinte, no Dragão, atuou durante os 90 minutos junto à linha esquerda, mudando para o outro flanco nare ceção ao Belenenses, e com a tal assistênci­a para o golo de Ricardo Valente. Na próxima jornada, emca sado União da Madeira, o treinador prepara-separa repetiro esquema ofensivo, tanto mais que Alex ainda não deverá ter condições de lutar pela titularida­de. Mais do que o rendimento individual, será o comportame­n toda equipanos próximos jogos a revelar se esta nova configuraç­ão será para manter.

O lugar de extremo não énovo para Tomané. Formado no Vitória ,sendo atual menteo jogador do plantel commaisa nos de casa, o avançado começou por se evidenciar nas a las, sendo depois progressiv­amente desviado para o eixo do a ta que. Agora, e partindo do pressupost­o de que Henrique Dourado continua como primeira opção para aposição 9, To mané parece destinado a evoluir como extremo nos próximos tempos. A primeira vítima é... Licá.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal