O Jogo

João Sousa está bem prevenido

Sorteio do US Open ditou Ricardas Berankis como adversário e o lituano será tido como um perigoso outsider

- MANUEL PEREZ

Ainda que o português seja teoricamen­te favorito, prefere seguir a política do “nunca ainda por cima tendo em conta o facto de o adversário ter um jogo bem montado e sem aparentes debilidade­s

fiando”,

Ricardas Berankis éum lituano de 25 anos, queem 2007 foi campeão mundial de juniores, após uma campanha em que conquistou oOpen dos Estados Unidos de sub-18. Será nesse palco,em Flushing Meadows, que o jogador fabricado na academia IMG/Bollettier­i, na Florida, na mesma época de Gastão Elias, vai enfrentar pela primeira vez João Sousa.

O sorteio do quadro principal da última etapa doGrand Slam 2015 podia ter sido pior, como o vimaranens­e fez questão de aludir, revelando, contudo, naturais cautelas: “O Berankis é um excelente jogador e será um encontro muito difícil.”Os dois nunca se defrontara­m; Sousa é o 46.º do ranking e Berankis o 78.º; o português já chegou a ocupar a 35.ª posição e conquistou­um títuloem cinco finais, enquantoo 67.º posto foi o mais alto atingido pelo lituano, que no ATP World Tour foi uma vez finalista.

O treinador do minhoto tem um conhecimen­to mais profundo do opositor da contenda que terá lugar no início da próxima semana, lembrando terem treinado juntos, este ano, na terra batida de Barcelona, e

João Sousa deixando bem claro tratar-se de “um jogador perigoso, muito talentoso, com golpes muito agressivos, cujas lesões nos últimosano­simpediram-node estar regularmen­te nos maiores torneios”.

Frederico Marques sabe do que fala, nomeadamen­te do período de inatividad­e, entre 2011 e 2012, do jogador natural de Vilnius, radicado na Florida, sujeito a uma operação aos adutores. Ultrapassa­dos esses problemas físicos, ambiciona justificar credenciai­s e, como lembrou Marques, no recente torneio de Wimbledon “esteve quase a vencer um top-10, o Cilic, perdendo 7-5 no quinto set”.

“É, sem dúvida, melhor do que calhar contra um cabeça de série”

46.º do ranking ATP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal