O Jogo

PACTO PELA LIGA EUROPA CONTRA A DEPRESSÃO

Grupo quer compensar adeptos pela desilusão da Liga dos Campeões e aponta à final da segunda prova europeia. Nome dos potenciais adversário­s é um incentivo extra

- ANDRÉ MORAIS

O plantel virou-se para o futuro e redefiniu objetivos: a Liga mantém-se prioritári­a, mas a Europa ganhou importânci­a desportiva. E a presença na final até financeira­mente compensari­a

A Liga Europa passa a ser um objetivo concreto do FC Porto e não apenas na perspetiva de conseguir um bom desempenho, como sempre foi veiculado em relação à Liga dos Campeões. Desiludido­s por saltarem fora da prova em que queriam continuar a jogar, os jogadores assumiram entre eles que a Liga Europa é para ganhar, não só para compensar a eliminação precoce da Champions, co mo para prov arque o nível da equipaé muito superior àquilo que esta passou nos dois últimos jogos europeus.

O grupo reuniu-se e falou sobre o jogo com o Chelsea no treino de quinta-feira, logo depois do regresso de Inglaterra. Mais do que falar do passado, falou-se do futuro e estabelece­u-se uma espécie de pacto, que as declaraçõe­s no final do desafio europeu já antecipava­m: a Liga Europa é para abordar com seriedade máxima, mesmo mantendo-se a conquista do campeonato como prioritári­a. Os jogadores querem limpar a face e compensar os adeptos desta grande desilusão. Sem o impacto nem mediatismo que a Liga dos Campeões confere, a Liga Europa só poderá tornar-se importante se a equipa chegar longe. E isso passa pela final. Mais: o nome dos adversário­s n aprova( Sporting, Nápoles, Borússia Dortmund, Manchester Uni ted, Liverpool, Tottenham, Lázio, Sevillha e Valênciaàc­abeça) não intimidam e até encorajam às façanhas com que o grupo esperar reconquist­ar os adeptos. Afinal, a qualidade destes rivais faz desta prova mais difícil do que em épocas anteriores.

Julen Lopetegui foi o primeiro a dar o mote, logo na flash interview após o jogo com o Chelsea. “A Champions é muito difícil, mas a Liga Europa sim, podemos discutir”, compromete­u-se. O grupo não aceita que a participaç­ão europeia que está para vir seja curta e sente-se responsáve­l por, de alguma forma, virar este amargo de bola pela eliminação em algo positivo para o clube.

 ??  ?? Plantel redefiniu objetivos mal voltou aos treinos no Olival
Plantel redefiniu objetivos mal voltou aos treinos no Olival

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal