O Jogo

JONAS JÁ TEM CARDOZO NA MIRA

GOLOS Um bis na final de hoje fará do brasileiro o melhor marcador das águias na história da Taça da Liga, com oito golos

- FILIPE PEDRAS

O melhor marcador do campeonato tem sido um terror para o Marítimo, ao qual marcou cinco golos noutros tantos jogos. Há um ano, nesta mesma final, fez um deles e hoje pode bater o Tacuara

Jonas já não cabe em si de felicidade pelo facto de ter festejado o tricampeon­ato e ainda lhe haver acrescenta­do o título de melhor marcador da prova, mas talvez nem saiba que hoje mesmo – para além de poder celebrar um novo troféu – tem nas mãos a possibilid­ade de se tornar o melhor artilheiro do Benfica na ainda curta história da Taça da Liga. O internacio­nal brasileiro tem seis golos marcados na competição até ao momento e, de águia ao peito, só Cardozo fez melhor, apontando um total de sete. Na prática, o camisola 17 dos tricampeõe­s “só” precisa hoje de abanar as redes do Marítimo em duas ocasiões para superar este registo do Tacuara, ponta de lança que deixou marca na Luz. Neste duelo particular, todavia, importa sublinhar que o paraguaio atingiu o seu acumulado ao longo de 18 jogos (divididos por seis épocas), enquanto Jonas cumpre hoje apenas o seu oitavo jogo e será pela primeira vez titular nesta época.

Neste caso, diga-se, todo o histórico recente empurra Jonas rumo a mais um recorde. Afinal, o dianteiro já leva cinco golos marcados aos agora comandados de Nelo Vingada noutros tantos confrontos, tendo inclusive bisado num par de contendas com os insulares: à 16.ª jornada do campeonato que agora terminou (goleada das águias na Luz por 6-0) e também na última ronda da edição 2014/15 da Liga. Curiosamen­te, o tiro certeiro que sobra foi alcançado há um ano, precisamen­te contra o Marítimo, na final da Taça da Liga. Na altura, Jonas inaugurou o marcador, vendo depois João Diogo empatar e Ola John selar a vitória das águias.

Não bastasse, o artilheiro canarinho faz parte do restrito lote de seis jogadores que lograram alcançar cinco golos numa mesma edição da Taça da Liga – no caso, em 2014/15 –, tendo nesta época apenas feito o gosto ao pé na meia-final, contra o Braga (2-1), depois de entrar ao intervalo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal