O Jogo

GREIPEL SAI DO GIRO E ATACA TOUR

-

Alemão da Lotto anunciou retirada da Volta a Itália depois de ganhar três etapas (5.ª, 7.ª, 12.ª). Quer preparar a Volta a França

Com o triunfo na quinta e sétima etapas da Volta a Itália, o alemão Andre Greipel (Lotto Soudal) somou mais uma coroa à sua campanha no Giro ao triunfar em Bibione, após 182 quilómetro­s da 12.ª etapa. O luxemburgu­ês Bob Jungels (Etixx) conservou a “rosa” numa jornada plana e cumprida na véspera da primeira etapa de montanha, a disputar hoje a caminho de Cividale del Friuli. “Vou deixar o Giro esta noite. Não estou satisfeito com isso, mas sou humano e a minha temporada tem muitos objetivos”, assumiu o alemão Greipel, líder da classifica­ção por pontos e que irá agora concentrar-se em preparar a Volta a França, tal como o rival Marcel Kittel, outro “desertor” da corrida italiana. André Cardoso (Cannondale) inicia a fase decisiva do Giro na 28.ª posição, a 15m27s de Jungels e como terceiro melhor da Cannondale.

JOÃO SANTOS

Com um prólogo em Oliveira de Azeméis, a 27 de julho, e encerramen­to de etapa previsto em Braga, Fafe, Macedo Cavaleiros, Senhora da Graça, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Arruda dos Vinhos, Setúbal e Lisboa, a etapa rainha da 78.ª edição foi apresentad­a, num desenho que contempla 173 quilómetro­s entre Belmonte e a Guarda e que, segundo Joaquim Gomes, diretor da prova, pretende ser uma das mais exigentes etapas da corrida. A Serra da Estrela volta a ser protagonis­ta mas a chegada à Torre, como se comentava nos bastidores, é agora substituíd­a por uma dupla subida – primeiro via Covilhã, a segunda via Seia – antes da descida para a Guarda, que acolherá um circuito final da sexta etapa. “A mística está lá. Vamos ter muito público até porque [as pessoas] vão ver passar os ciclistas duas vezes”, afirmou.

O responsáve­l pelo traçado da principal corrida velocipédi­ca portuguesa refere ainda que, com a alteração introduzid­a neste ano, as pessoas que se deslocarem à Serra da Estrela “vão ver a passagem na Torre e ainda têm tempo de ver a final na Guarda”. A dupla subida à Torre será conseguida ao km 44, desde a Covilhã, e, depois, via Seia, ao km 104,7.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal