O Jogo

Novo ataque a Mayke

Brasileiro­s querem 4 a 5 milhões para libertar o jogador

- FILIPE ALEXANDRE DIAS RAFAEL TOUCEDO

Defesa brasileiro não está tão valorizado de momento e pode custar até cinco milhões de euros, tornando-se assim no sétimo “reforço” dos lisboetas para formar o plantel da estação 2016/17

O Sporting já encetou contactos com o empresário do lateral-direito Mayke, Fábio Mello, e prepara-se para oficializa­r uma proposta pelo defensor brasileiro, informação recolhida por O JOGO. Vinculado ao Cruzeiro até ao final do ano civil, trata-se de um sonho antigo de Jorge Jesus... técnico que acaba de reforçar poderes em Alvalade mediante a renovação contratual e a garantia de continuida­de no clube.

Ainda enquanto treinador do Benfica, Jorge Jesus tentou várias vezes que o clube encarnado contratass­e o jovem brasileiro de 23 anos numa perspetiva de futuro – para ir aprendendo os seus métodos –, perante a proximidad­e do fim da carreira do uruguaio Maxi Pereira. O Benfica não se mostrou disponível para pagar os sete milhões de euros que o Cruzeiro pedia nos últimos dois anos, nem tão-pouco o FC Porto, que a determinad­a altura também estevei nteressado em Mayke. O fracasso das negociaçõe­s teve impacto no próprio futebolist­a: a quebra anímica por falhar a mudança para a Europa foi seguida de quebra exibiciona­l que o afastou temporaria­mente doonze do Cruzeiro, estatuto que recuperou.

O defesa há anos está na mira de Jorge Jesus e acumula 119 desafios com o Cruzeiro. Conquistou três títulos e só uma lesão o tirou da equipa nas últimas semanas, pelo que ainda não jogou sob o comando de Paulo Bento, ex-selecionad­or português e antigo treinador do Sporting.

No entanto, apesar de ter voltado ao nível que o levou a ser apontado como futuro dono da posição na seleção do Brasil, e também atendendo ao facto de terminar contrato no final de 2016, o valor do passe é agora mais acessível e os leões retomaram o interesse revelado em 2015 (ver caixa aolado), ambicionan­do fechar o negócio por uma verba que vai dos quatro aos cinco milhões de euros. O passe de Mayke, refira-se, não pertence na totalidade ao emblema brasileiro: o Cruzeiro detém 70% dos direitos económicos do atleta, pertencend­o os restantes 30% ao empresário brasileiro Giuliano Bertolucci, que, contudo, não está envolvido nas recentes conversa--

ções com o Sporting.

Mayke é um lateral de propensão ofensiva e a sua contrataçã­o pode representa­r uma reconfigur­ação no plantel leonino, levando possivelme­nte às saídas de João Pereira e Esgaio (ver texto nestas páginas). Também de saída e para o Cruzeiro pode estar Hernán Barcos. O dianteiro está a ser falado nas reuniões entre as partes, mas não entra no negócio por Mayke.

Embora a época 2015/16 só agora tenha terminado, o Sporting há muito que prepara a seguinte e tem seis reforços: Gelson Dala (avançado do 1.º de Agosto), Lukas Spalvis (avançado do Aalborg), Alan e Federico Ruiz (médio-ofensivo e médio-direito, respetivam­ente, do Colón), além do regresso de Iuri Medeiros (cedido ao Moreirense) e da renovação do empréstimo de Sebastián Coates (Sunderland).

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal