O Jogo

Grandes dão prejuízo

FC Porto M€ 37,9 Benfica M€ 9,4

- ANDRÉ MORAIS MANUEL CASACA

Mais-valias desta época ainda inferiores às de 2014/15. Há um ano o prejuízo nesta altura era de 7,9 milhões e a SAD viria a fechar a época com os melhores resultados de sempre

A SAD do FCPorto apresentou ontem à noite, à CMVM, o Relatório e Contas consolidad­o do terceiro trimestre da época desportiva 2015/16, que é como quem diz, o total apurado dos primeiros nove meses da temporada que agora está a findar. O resultado líquido consolidad­o foi negativo em 37,9 milhões de euros, o que representa um agravament­o em 30 milhões de euros por comparação com o das contas do período homólogo, apresentad­as em maio de 2015. A principal razão para o aumento do prejuízo teve que ver com o desempenho europeu: em 2014/15, a SAD contabiliz­ou quase 24 milhões de euros em prémios da UEFA com a chegada aos quartos de final da Liga dos Campeões, na época que corre não chegou aos 12 milhões de euros. A diferença ajuda a explicar os números gerais do prejuízo na relação entre os proveitos e os custos operaciona­is.

O FC Porto reduziu em 700 mil euros a carga salarial praticada na época passada e ficou aquém dos proveitos com passes de jogadores recolhidos em 2014/15 por esta altura. O saldo líquido atual é de 7 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 15,8 milhões de euros relativame­nte ao período homólogo. Isto porque as mais-valias conseguida­s na venda de Imbula ao Stoke City (ver peça ao lado), foram significat­ivamente inferiores aos cerca de 23 milhões conseguido­s pela venda de Danilo ao Real Madrid, há um ano.

Estes são, contudo, números intermédio­s, pois a sociedade só fecha contas a 30 de junho. Até lá serão feitos vários negócios e os valores finais poderão ser diferentes. Há um ano, apesar do prejuízo nas contas do terceiro semestre, o dragão fechou a época com os melhores resultados financeiro­s de sempre.

 ??  ?? SAD justificou resultados negativos consolidad­os do terceiro trimestre com a fraca campanha europeia
SAD justificou resultados negativos consolidad­os do terceiro trimestre com a fraca campanha europeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal