O Jogo

ANDRÉ DAVID COM O LEME E RECORDE

Aos 30 anos, o ex-Bragança, será o mais jovem de sempre a treinar na II Liga. Já fora o mais novo a somar 100 jogos no CdP

- ANDRÉ MORAIS

Beirões repetem aposta num treinador contratado em Trás-os-Montes a uma equipa do Campeonato de Portugal. Há três épocas, Ricardo Chéu teve impacto imediato. André David será apresentad­o amanhã

Jorge Casquilha não fica em Viseu e o sucessor está encontrado, ainda que a confirmaçã­o oficial só chegue amanhã, dia da apresentaç­ão do novo treinador. André David, ex-Bragança, é o eleito, numa aposta que já fica para a história: será o treinador mais jovem (30 anos) de toda a história da competição, superando por um mês Bruno Moura que, em 2008, à oitava jornada, rendeu António Sousa no Beira-Mar. Nessa altura, porém, apenas subiu na hierarquia, uma vez que já era adjunto.

Em Viseu, a memória de um treinador desconheci­do, vindo do Campeonato de Portugal, é recente. Há três anos, Ricardo Chéu chegou do Mirandela, com 32 anos, e teve impacto imediato. Também isso terá contribuíd­o para nova decisão arrojada.

André David começou a carreira em campeonato­s nacionais no Tourizense. Com 27 anos, substituiu Tonau e salvou a equipa de descer aos distritais, missão que repetiu na temporada seguinte, então a tempo inteiro. Na época posterior subiu o Oliveira do Hospital, da AF Coimbra ao CdP e deu sequência com uma excelente primeira fase no regresso ao terceiro escalão português. Foi por isso que o Bragança, com outros objetivos, o contratou. A resposta foi a melhor classifica­ção da história do clube, terceiro lugar da fase de subida, um abaixo do play-off de acesso à II Liga. O destino estava, no entanto, traçado.

 ??  ?? André David levou o Bragança à melhor classifica­ção da sua história
André David levou o Bragança à melhor classifica­ção da sua história

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal