O Jogo

“Sei que corri com os melhores”

É amigo de Contador, foi colega de Sagan e Cancellara e já tinha saudades da Volta a Portugal, onde está para “ganhar uma etapa”

- CARLOS FLÓRIDO

Poucos ciclistas portuguese­s têm uma carreira como a de Bruno Pires, que estava na equipa da Maia que venceu a Volta de 2007 e depois passou por Leopard, Saxo e Tinkoff. Corre agora na Roth

“O ano passado parti a clavícula e estava a recuperar, em Serra Nevada, para a Volta ao Colorado e fui vendo a Volta a Portugal por computador, com muitas saudades”, recorda Bruno Pires, alentejano de 35 anos que desde 2010 trocara a sua corrida favorita por uma carreira nas melhores equipas mundiais e agora diz, sorrindo: “O destino proporcion­ou-me estar cá este ano.”

Pires é 85.º de geral, a quase 20 minutos de Daniel Mestre, mas depois de um bom prólogo (11.º) deu-se mal no Sameiro e preferiu apostar “em ganhar uma etapa, falta-me isso na Volta”. Sendo agora líder da suíça Team Roth, onde vai continuar – “tenho contrato de dois anos e estou a gostar muito, pois é uma equipa nova e tenho ajudado ciclistas que estão a crescer”, sublinha –, esteve na equipa da Maia que em 2007 conquistou a Volta, com o já falecido Xavier Tondo, mas destacase sobretudo pela carreira internacio­nal. “Sou um privilegia­do. Trabalhei imenso para o meu sonho, porque acreditava poder cumpri-lo. Posso dizer que corri com os melhores: Alberto Contador, Andy Schleck, Fabio Cancellara, Peter Sagan... Isso não se compra.”

Os tempos de Leopard, Saxo e Tinkoff passaram, mas Pires sente-se “honrado” pelas experiênci­as que viveu. “Com o Alberto [Contador] tinha e tenho uma relação que passou a ser de amizade. Aprendi muito com ele. É um líder, é dele que guardo as melhores recordaçõe­s”, diz, analisando Sagan de forma curiosa: “É daquelas personalid­ades que têm de existir e que mudam mentalidad­es. Ele vai fazer do ciclismo um desporto mais moderno e atrevido, pois esta é uma modalidade conservado­ra. O Peter tem essa capacidade e chama outros tipos de públicos.”

“Há um ano vi a Volta por computador e tinha muitas saudades. O destino trouxe-me cá”

Bruno Pires

Team Roth

 ??  ?? Bruno Pires lidera a suíça Team Roth e quer ganhar uma etapa
Bruno Pires lidera a suíça Team Roth e quer ganhar uma etapa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal