O Jogo

Morreu o Senhor Atletismo

Moniz Pereira tinha 95 anos

- RAFAEL TOUCEDO

O país comoveu-se com o faleciment­o de uma figura transversa­l e unanimemen­te respeitada. Da Presidênci­a da República ao Benfica, rival do clube que amou, todos enviaram as condolênci­as

Atleta de várias modalidade­s, treinador, selecionad­or, dirigente, letrista, compositor. Mário Alberto Freire Moniz Pereira, o Senhor Atletismo, faleceu ontem aos 95 anos, deixando um legado inestimáve­l e o desporto nacional de luto. Com uma ligação de décadas ao Sporting, foi, contudo, uma figura de âmbito nacional e até internacio­nal. Mais informaçõe­s sobre o funeral serão reveladas durante o dia de hoje.

Moniz Pereira dedicou a vida às suas paixões – em particular ao atletismo –, tornando-se numa figura de proa do ecletismo e grande crítico do espaço mediático que o futebol roubava a outras modalidade­s. Com um currículo inigualáve­l, esteve em 12 Jogos Olímpicos, 13 campeonato­s da Europa e 21 Mundiais de cortamato, entre outras provas, em várias funções e com responsabi­lidade em muitas conquistas nacionais.

Praticou vários desportos antes de se dedicar à formação de atletas. Levou Carlos Lopes à primeira medalha de ouro de Portugal em Jogos Olímpicos e Fernando Mamede a bater o recorde do mundo dos 10 mil metros, entre outros feitos. A descoberta e treino de atletas para provas de meio fundo e fundo era a sua especialid­ade. A paixão pelo atletismo e os êxitos mereceram condecoraç­ões do Estado português.

A notícia do seu faleciment­o, ontem à noite, comoveu o país. As mensagens de condolênci­as surgiram de vários quadrantes e cores clubística­s. (Mais informação disponível na edição online de O JOGO)

“Era um Homem Bom, que deixa uma vida repleta de bons exemplos e de devoção” “Honrem e recordem-no nos JO. Deixa o tesouro de uma memória calorosa”

Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República

 ??  ??
 ??  ?? Mário Moniz Pereira deixou um legado de luxo, sendo um verdadeiro campeão, no desporto e não só
Mário Moniz Pereira deixou um legado de luxo, sendo um verdadeiro campeão, no desporto e não só

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal