O Jogo

André Moreira obriga à saída de um guarda-redes

Cedido pelo Atlético de Madrid até ao final da época, o sub-20 português é considerad­o por Norton de Matos, o seu último treinador, “uma excelente contrataçã­o”

- IRENEU RIBEIRO

Ventura já estava a perder espaço para Ricardo Ribeiro na defesa das redes do Belenenses, mas agora, com a chegada do guardião formado no Ribeirão, a baliza pode levar uma grande volta

André Moreira vai ser jogador do Belenenses até ao final da época. Aos 20 anos, o guarda-redes vai cumprir o terceiro ano seguido na condição de emprestado pelo Atlético de Madrid: depois de Moreirense e União da Madeira, chega a vez dos azuis do Restelo. Com a chegada deste jovem valor, a SAD está no mercado para colocar Ventura ou Ricardo Ribeiro, sendo que o segundo poderá estar a caminho da Académica (ver página 28).

Norton de Matos treinou André Moreira e foi taxativo na avaliação ao reforço belenense: “Estando bem, é um dos valores seguros dos guarda-redes portuguese­s. E se ele não se tivesse lesionado, não tenho dúvidas acerca da manutenção do União da Madeira na I Liga, e de forma confortáve­l.”

Afinal, o que tem de tão especial este jovem guardião ao qual o Atlético de Madrid deitou as mãos ainda ele era júnior? Norton explica a O JOGO. “Deu-nos muitos pontos em vários jogos; com o Sporting, esteve intratável. Depois é forte mentalment­e, não treme, se comete um erro corrige-o de seguida; tem uma estrutura mental fortíssima para a idade e isso é fundamenta­l. Sem esquecer as mãos boas, ótimos reflexos e ser excelente a trabalhar.”

As excelentes exibições de Moreira só pararam devido a uma lesão no menisco. “Era uma operação que tinha de ser feita, que estava prevista. Mas ele foi sempre titular até essa altura e agora não tenho dúvidas de que vai ser um dos grandes guarda-redes do campeonato. Em forma, tem capacidade para ser o número um da maior parte das equipas portuguesa­s”, sublinhou. “O Belenenses apostou muito bem. O André tem um pouco de tudo: grande maturidade de baliza, é adulto na leitura de jogo, está sempre muito atento e é muito difícil marcar-lhe um golo por alto. É forte no jogo aéreo e os jogos deramlhe a experiênci­a de que precisava.” E Norton até fez uma comparação curiosa: “Quando, na Bélgica, se lesionou o titular do Standard de Liège, entrou um miúdo de 19 anos para a baliza e foi crescendo. Era o Michel Preud’homme.”

“Se estiver em forma e recuperado, como estava no União, seria claramente o guardarede­s número 1 da maior parte das equipas portuguesa­s” “É um dos valores seguros dos guardarede­s portuguese­s. E se não se tivesse lesionado, não tenho dúvidas acerca da manutenção do U. Madeira na I Liga, e de forma confortáve­l” Norton de Matos Ex-treinador de André Moreira

PARA NORTON DE MATOS, ERA ANDRÉ MOREIRA E MAIS DEZ, ATÉ SE... LESIONAR: “COM ELE NA BALIZA, O UNIÃO NÃO

DESCIA”

 ??  ?? André Moreira esteve emprestado ao União da Madeira em 2015/16
André Moreira esteve emprestado ao União da Madeira em 2015/16
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal