O Jogo

Felipe sai por cima na prova dos 15

Central brasileiro ganhou 14 dos 15 lances aéreos que disputou, a maioria com Dzeko, e um deles resultou no primeiro golo

- MANUEL CASACA

Xerife teve mais trabalho na primeira parte, mostrando eficácia tanto na defesa como no ataque, e no segundo tempo, já sem Dzeko em campo, ganhou os três lances aéreos que disputou

Felipe tinha contas a acertar com o Roma, depois de ter marcado na própria baliza no jogo da primeira mão, e não fez a coisa por menos: marcou o primeiro golo e abriu o caminho para uma vitória histórica, por 3-0, que garantiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

O golo do defesa-central de 27 anos foi marcado de cabeça, na sequência de um livre cobrado por Otávio. Foi um dos 15 lances aéreos que o ex-Corinthian­s ganhou no Olímpico de Roma, a maioria a Dzeko. O avançado bósnio mede 1,92 metros, mais um do que Felipe, mas nas alturas mandou o Xerife, como era conhecido no Brasil.

Foi sobretudo na primeira parte que Felipe teve de mostrar serviço, até porque Dzeko saiu aos 59 minutos e, nessa altura, já o Roma apostava menos no jogo aéreo, consequênc­ia de estar a jogar com menos dois, devido às expulsões de De Rossi (40’) e Emerson (50’). E foi quando o FC Por tomais precisou que o defesa-central mostrou o seu futebol, sobretudo pelo ar. Revisto o jogo de Roma, são contabiliz­ados 15 lances aéreos. Desses, Felipe apenas não ganhou um; foi aos 37 minutos, quando uma bola lançada do meio-campo apanhou toda a defesa do FC Porto adiantada. Dzeko fugiu, depois assistiu Salah, mas Casillas evitou o golo do avançado do Roma. Uma exceção na exibição de Felipe, que ganhou os restantes 14 lances aéreos, um deles a resultar em golo, conseguido ainda na primeira parte. Foi nesse período em que o central brasileiro mais teve de intervir, ganhando dez lances na defesa e um no ataque. Na segunda parte teve menos trabalho, mostrando cem por cento de eficácia nos três lances aéreos, todos no sector defensivo, com a particular­idade de ganhar todos os lances ao primeiro poste sempre que o Roma marcava um pontapé de canto.

Dzeko tem 1,92 metros, mais um centímetro do que Felipe, mas o brasileiro foi muito superior pelo ar

 ??  ?? Felipe saiu a ganhar
na maioria dos lances que disputou com Dzeko
Felipe saiu a ganhar na maioria dos lances que disputou com Dzeko

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal