O Jogo

Pressão arrastou Rafa até Lisboa

Duelo entre Braga e agente “convocou” atacante para visita ao Estoril, mas a vontade deste de ser águia prevalecer­á

- JOÃO SANCHES

As próximas horas podem ser reveladora­s quanto ao remate de uma transferên­cia que já devia estar fechada há uma semana. Geografica­mente falando, o atacante está desde ontem às portas do Benfica

bbbOitod ias depois de noticiadoo acordo entre Braga e Benfica para que Rafa seja jogador das águias por cinco temporadas, o atacante viajou ontem finalmente do Minho para Lisboa, mas... fê-lo ainda enquanto membro da equipa arsenalist­a, que hoje defronta o Estoril na Amoreira (ver páginas 22-23). De forma inesperada, no cumpriment­o de diretriz do presidente António Salvador – que, por ter negociado diretament­e com Luís Filipe Vieira, se recusa a suportar a comissão de intermedia­ção efetiva, no valor de 1,6 milhões de euros (dez por cento ), reclamada pela empresa de António Araújo –, o técnicoJos­é Pese iro escreveu o nome do internacio­nal português na convocatór­ia. Com esta medida, o líder bracarense quis vincar no tabuleiro negocial que ainda era e leque punha edis punhado atleta, pressionan­do o agente a eventual cedência. Os contactos que se seguiram podem provocar fumo branco nas próximas horas.

Lembre-se, porém, que, em última instância, e tendo sido alcançado entendimen­to entre as sociedades, a decisão de acabar com esta novela estará ou estaria sempre nas mãos de Rafa, conforme O JOGO explicou. O atacante disse “sim” à oferta do Benfica, que lhe pagará 2,5 milhões de euros brutos por ano, sendo este um contrato que rejeita perder. Neste contexto, a bem ou a mal, com ou sem comissão paga ao seu agente – há sempre espaço na barra dos tribunais para a resolução de diferendos –, a vontade do atleta prevalecer­á. O desejo comum de arrumar o assunto foi notório nos contactos desenvolvi­dos pelas diferentes partes envolvidas na operação ao fim da noite de quarta-feira, dia que ficou marcado pela troca de comunicado­s ásperos e acusatório­s entre a SAD bracarense e a Onsoccer, empresa de António Araújo. Os sinais objetivos de convergênc­ia é que não foram imediatos.

O Benfica desembolsa 16 milhões de euros por 90 por cento do passe – e ainda compra a restante fatia ao agente António Araújo, ficando com a totalidade dos direitos –, mas ainda não é no jogo desta noite, frente ao Nacional, na Madeira, que o treinador Rui Vitória contará com um reforço que o encanta. “Está tudo na mesma. Não é jogador do Benfica, nem sei se será. Não me vou pronunciar sobre um jogador que não está. Repito, é um dos grandes talentos do futebol português”, disse, rematando: “Foi afirmado pela SAD [do Braga] e pelo empresário que as coisas estão a ser tratadas. Eu, como treinador, limito-me a esperar e a trabalhar.”

“As coisas estão a ser tratadas. Limito-me a esperar e a trabalhar”

Rui Vitória

Treinador do Benfica

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal