O Jogo

SOUSA E ELIAS FACE A TRINTÕES

Sorteio do US Open colocou Estrella Burgos, de 36 anos, frente ao vimaranens­e, e Stakhovsky, de 30, ante o lourinhane­nse

- MANUEL PEREZ

Evitaram os “tubarões”, é um facto, mas vão encarar adversário­s mais experiente­s. Na teoria, João Sousa (36.º) e Gastão Elias (61.º) até partem como favoritos, defrontand­o, respetivam­ente, 84.º e 93.º do ranking

A renovada edição do Open dos Estados Unidos – o maior court central do mundo é agora cabriolet (ver caixa) – deu ontem a conhecer os primeiros adversário­s dos únicos portuguese­s envolvidos no quadro principal. Não foi um daqueles sorteios que antecipam um destino (quase) terrível, mas também não permite embandeira­r em arco.

João Sousa, de 27 anos, não está “100 por cento fisicament­e”, como revelou, esta semana, a O JOGO; poucos dias antes, já o treinador Frederico Marques desabafara: “Em termos físicos e mentais, não estamos a apresentar nível para top 50”. Depois da segunda ronda nos Jogos Olímpicos, o vimaranens­e perdeu de entrada no Mas tersdeCinc­inn ati e noWinston-SalemOpen,sendo agora “obrigado” a recorrer a uma das suas maiores imagens de marca, como é o caso da capacidade de superação perante a adversidad­e, para vergar Victor Estrella Burgos. O “fenómeno” da República Dominicana fez 36 anos no início deste mês e em fevereiro renovou o título no Open do Equador (ATP250). Na primavera (maio) deu muito que fazer a Sousa, em Nice (ATP250), antes de o português atingir as meias-finais. “Fui de menos a mais no meu nível de jogo, frente a um atleta muito experiente e muito bom fisicament­e”, expressou, após o triunfo, por 3-6, 6-4 e 6-4.

Gastão Elias (61.º), de 25 anos, reencontra, já depois de amanhã, Sergiy Stakhovsky, de 30 anos e 93.º ATP (31.º em 2010). Nunca ganhou – Taça Davis’2008 e Indian Wells’2013 – ao ucraniano que possui um jogo completo, apesar de fragilidad­es físicas e vários abandonos, mas também conhecido por não ter “papas na língua”. Criticou, entre outros temas, a igualdade no prize money masculino e feminino, e garante não haver gays no top 100 do ranking ATP.

 ??  ?? Este ano, João Sousa atingiu terceira ronda na Austrália e Wimbledon, e segunda em Roland
Garros
Este ano, João Sousa atingiu terceira ronda na Austrália e Wimbledon, e segunda em Roland Garros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal