O Jogo

JOTA VIROU A MESA

DRAGÕES REAGEM COM MELHOR JOGO DA ÉPOCA E APANHAM LEÕES NA TABELA Nuno Espírito Santo: “Segredo foi manter a ideia de jogo” Manuel Machado: “É injusto não podermos usar os emprestado­s”

- CARLOS GOUVEIA

“FIZ UM DOS MELHORES JOGOS DA MINHA CARREIRA”

Primeira parte avassalado­ra dos dragões, com processos simples e muito espaço para explorar em velocidade. Manuel Machado mexeu na estrutura defensiva e os três centrais fartaram-se de meter água

O FC Porto estava com uma “tremenda” fome de vitórias e, ontem, começou a saciá-la com um autêntico banquete, num campo tradiciona­lmente complicado. Os dragões tiraram a barriga de misérias, depois da derrota em Leicester, e voltaram a ganhar fora de casa, o que não acontecia, para o campeonato, desde a primeira jornada. Diogo Jota foi o cozinheiro de serviço, André Silva um ajudante à altura servindo um festim até aos 57’. Depois, a equipa desacelero­u, apesar de ter criado ocasiões para sair da Choupana com um resultado absolutame­nte histórico. A equipa não fez 90 minutos de classe, mas foi mui tomais consistent­edo que em partidas anteriores e isso fez toda a diferença.

Nuno deixou Adrián no Porto e apostou em Diogo Jota, de 19 anos, para fazer companhia a André Silva, que é um ano mais velho. Entregar o ataque aos miúdos foi uma aposta mais do que acertada, sobretudo pela velocidade e subtileza das finalizaçõ­es do estreante a titular. A criativida­de do meiocampo, a cargo de Óliver, Herrera e Otávio abriu crateras no defesa do Nacional, que até estava superpovoa­da, porque Manuel Machado lembrou-se de jogar com três centrais e mais dois laterais. César ficava com Jota e Tobias Figueiredo com André Silva, Rui Correia tinha direito às sobras. Nenhum ficou bem nas fotografia­s. Talvez espicaçado pelo empate do Sporting, o FC Porto entrou muito bem na partida, foi rápido a circular a bola, com os laterais a darem a profundida­de que o treinador pede e muita presença na área. O primeiro murro na mesa foi dado logo aos 11’ e num movimento que seria repetido vezes sem conta: bola metida entre os centrais e Diogo Jota a fugir em velocidade. À saída do guarda-redes, um toque subtil para o golo.

Os lances na área de Rui Silva multiplica­vam-se a um ritmo frenético e percebia-se que o segundo golo iria surgir sem grandes demoras. A verdade é que André Silva e Jota falharam lances fáceis e foi preciso esperar pelos 38’ para as redes voltarem a balançar. Numa transição rápida, André conduziu a bola e isolou o parceiro – que fugiu como uma seta a César – na cara de Rui Silva. O bis surgiu com novo toque de classe a desviar do guarda-redes. O segundo golpe no Nacional deixou a equipa insular de rastos e completame­nte perdida. O miúdo, que no ano passado brilhou no Paços de Ferreira, completari­a o primeiro hat trick da carreira de cabeça, humilhando o central brasileiro do Nacional, que é mais alto do que ele 12 centímetro­s e não foi capaz de cortar um cruzamento de Layún.

Ao intervalo, Manuel Machado mexeu na equipa. A ideia era fazê-la subir no terreno e tentar incomodar Casillas – não fez uma única defesa – para evitar o descalabro anunciado. Mas só com remates de longe e para fora é que o Nacional, ainda que mais agressivo na disputa dos lances, tentou a sorte. Num contra-ataque, o FC Porto voltaria a marcar: Otávio serviu André Silva e este só teve de encostar.

A goleada estava confirmada e só não foi maior porque a barra devolveu um livre muito bem marcado por Layún. Falta agora aguardar pelos próximos jogos para perceber se o FC Porto se empanturro­u com estes quatro golos ou se ainda tem apetite para mais triunfos que per mi tamàequip atera consistênc­ia que Nuno deseja ...

 ??  ?? Diogo Jota foi um dragão à solta na Choupana. Este é o momento em que marca pela segunda vez a Rui Silva
Diogo Jota foi um dragão à solta na Choupana. Este é o momento em que marca pela segunda vez a Rui Silva
 ??  ??
 ??  ?? André Silva também picou o ponto e já leva cinco golos no campeonato: é o melhor portista a este nível
André Silva também picou o ponto e já leva cinco golos no campeonato: é o melhor portista a este nível
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal