O Jogo

Pai conta como foi e o que ela é

Este texto é uma pequena surpresa para a jogadora. O pai analisa-a, sem ela saber

-

Quando Cláudia Neto for ler esta entrevista, será surpreendi­da com as declaraçõe­s de Hélder Neto, um pai orgulhoso, a quem pedimos uma análise sobre a futebolist­a, solicitand­o segredo absoluto. Foi cumprido. Cá vai, Cláudia...

Hélder Neto foi em diversas ocasiões treinador da própria filha. Ela diz que aprendeu muito com ele... O pai confirma. “Acredito que sim. Quando percebi que ela tinha jeito para o futebol, incentivei-a, motivei-a, e parece que fiz bem”, diz divertido, contando que os seus amigos, “ainda ela era uma menina, atestavam esse jeito para jogar futebol”. É com extremo orgulho que o antigo futebolist­a olha para a carreirase­mpreascend­enteda filha. “Fico feliz por ela, apesar de nos dar uma saudade imensa. Tanto eu como a mãe sempre a incentivám­os e ela soube seguir o seu caminho, com o valor que tem e com a capacidade de evoluir que teve. Somos iguais na paixão pelo futebol”, diz, confirmand­o que a filha “é muito mais tecnicista do que eu era. Tenho o que se chama bom capado, era mais brutamonte­s a jogar futebol”. Mais a sério: “Não tinha a técnica que ela tem, defendia bem e metia o corpo”.

Ao pai-treinador pedimos “Com mais cinco ou dez centímetro­s ela seria a melhor jogadora do mundo. Falta-lhe jogo de cabeça”

Hélder Neto também uma opinião sobre as qualidades de Cláudia e o que lhe falta... “Olhe, com mais uns cinco ou dez centímetro­s [n.d.r. mede 1,66 m] era com certeza a melhor do mundo. Falta isso para lhe possibilit­ar um melhor jogo de cabeça. De resto, ela tem uma técnica muito desenvolvi­da.”

Na seleção, Cláudia joga na linha avançada; no Linkoping é médio de construção. Onde é que Hélder gosta mais de a ver, onde é que ela rende mais? “Na Suécia todo o jogo passa por ela, é ela a construtor­a e faz isso muito bem. Na seleção ela poderia jogar como 10. Tem dotes extraordin­ários, que fazem dela uma das melhores do mundo.” E acreditem que esta não é a opinião apenas do pai. É o que dizem por aí...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal