O Jogo

CURIOSIDAD­ES

-

Seleção e Linkoping, em busca de sonhos

Este pode ser um ano de ouro para Cláudia Neto. Portugal joga o apuramento para o Europeu de futebol feminino, que se realiza na Holanda, entre 16 de julho e 6 de agosto do próximo ano. Para lá chegar, Portugal tem de vencer o play-off com a Roménia (primeiro em casa, Estádio do Restelo, a 21 de outubro, e a seguir em Cluj, a 25). Mas, para além disso, a futebolist­a pode sagrar-se campeã da Suécia. O Linkoping está em primeiro lugar, com cinco pontos de vantagem sobre o Rosengard, equipa onde atua a brasileira Marta.

Marta, a grande campeã

E é de Marta de quem aqui se fala. A brasileira, cinco anos consecutiv­os considerad­a a melhor do mundo, joga no grande rival do Linkoping. “Já falei várias vezes com ela, também já a defrontei. É uma jogadora extraordin­ária e uma boa pessoa”, conta Cláudia, que sente que o título está mesmo à mão... “Vamos ver como corre nestas últimas jornadas”.

Estádios sempre bem compostos

Uma das razões por que a liga sueca é das melhores do mundo tem a ver também com a forma como os suecos olham o futebol feminino. “Temos sempre muita gente a ver os jogos. O campeonato é muito competitiv­o.” Cláudia Neto já não consegue passar despercebi­da na pequena cidade de Linkoping, um centro histórico com cerca de 104 mil habitantes, que dista 199 quilómetro­s de Estocolmo.

As férias chegam em dezembro

Como se pode ler nesta entrevista, é da família e do sol algarvio que Cláudia Neto mais sente saudades. Vai ter brevemente oportunida­de de aliviar esse sentimento, quando integrar de novo os trabalhos da Seleção, na preparação para os dois jogos do play-off com a Roménia. Mas em dezembro é que é, porque o campeonato sueco termina entretanto. “É o nosso mês de férias. Natal e Ano Novo é sempre em Portugal”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal