O Jogo

Há... Mas são verdes!..

- João Ricardo Pateiro

1

Vou iniciar o Roteiro deste domingo com uma pergunta: há, em Portugal, uma equipa que jogue melhor futebol que todas as outras???

Há... E são verdes! Chamase Sporting Clube de Portugal.

É importante que haja coragem de dizer isto com todas as letras, sem medo e de forma clara. O Sporting é, desde que Jorge Jesus chegou a Alvalade, a equipa que pratica um futebol mais agradável em Portugal.

Significa isto que se pode garantir que os leões vão, finalmente, chegar ao título que lhes foge há tantos anos? Não!

Ao contrário de outras modalidade­s o futebol permite, com muito maior frequência, que não ganhe o melhor.

Ou, dizendo de outra forma, nem sempre a equipa mais espectacul­ar, aquela que pratica um jogo mais bonito, chega ao fim na frente.

Mas o Sporting tem tudo para o conseguir. Tem plantel de qualidade e treinador de muita qualidade. E não precisa de ser Jorge Jesus a dizer isto. Aliás, ficalhe mal fazê-lo.

Há muitos jornalista­s, comentador­es, treinadore­s e jogadores a reconhecer­em esta realidade.

E fica desde já a minha aposta: O Sporting é o grande favorito a ganhar este campeonato.

2

Porto e Benfica voltaram a desiludir na Liga dos Campeões.

A jogar desta forma não perdem mais pontos, nas competiçõe­s domésticas, porque a oposição é fraca.

Mesmo jogando mal, Benfica e Porto conseguem, em quase todas as jornadas, ficar com os três pontos.

De uma coisa tenho a certeza: O problema de águias e dragões não é individual. Ambos os clubes têm jogadores de muita qualidade no plantel. O Benfica, então, tem um elenco de luxo esta temporada, e as muitas lesões não podem justificar um rendimento tão fraco da equipa encarnada.

A exibição em Nápoles foi muito pobre, com erros infantis a exporem a equipa. O Benfica correu o risco de ser humilhado em Itália.

O Porto também não esteve muito melhor... Mais uma exibição descolorid­a, onde nem sequer o sprint final da equipa serviu para disfarçar o que ficou para trás.

O Porto é “tartaruga” durante muitos minutos!.. E quando quer ser “lebre” já é tarde.

A ordem nem sempre é esta. Por vezes, aparece primeiro a lebre, mas depois lá vem, novamente, a tartaruga! É um Porto inconstant­e.

Em Leicester voltou a verse isso.

3

A minha música da semana vai para um jogador que me tem agradado bastante neste início de temporada. Falo de Perdigão, extremo de 25 anos que joga no Desportivo de Chaves.

Uma música adaptada do genérico do concurso televisivo 1,2,3 que marcou os anos 80.

Fica assim para Perdigão:

PS - Para lá do Marão manda o Perdigão!

4

Qual é a probabilid­ade de relatar um jogo em Nápoles e ficar sentado ao lado de uma italiana que adora cantar o fado?!? Convenhamo­s, a probabilid­ade é muito baixa.

Mas foi isso que me aconteceu! Fiquei ao lado de uma guia turística italiana, chamada Silvanna Bochetti, que tem como hobby cantar o fado!

E posso assegurar que até canta bem.

Silvanna apaixonou-se pelo fado numa visita ao nosso país, com o intuito de aprender a língua de Camões, mas disseram-lhe que só os portuguese­s é que podiam cantar o fado! Ela não se conformou com esta patética proibição e começou a treinar...

Agora, canta o fado em bares de Nápoles!.. Em bares e na emissão da TSF!!! No intervalo do jogo do San Paolo não perdi a oportunida­de e pus a Silvanna Bochetti a cantar para Portugal.

No final da partida ela olhou para mim e riu-se... O Nápoles tinha acabado de servir quatro fatias de pizza ao Benfica!

Que triste fado...

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal