O Jogo

ESTREIA TRIUNFAL EM CASA

ANDEBOL ABC entra a a ganhar na fase de grupos da Champions League frente ao Holstebro

- AUGUSTO FERRO MARTA FERNANDES

O ABC estreou-se em casa na fase de grupos da presente edição da Liga dos Campeões com uma vitória, por 32-27, sobre o Holstebro. Resultado e exibição que apagaram a derrota da primeira ronda, no recinto dos turcos do Besiktas, e que relança a ambição do campeão nacional em chegar à fase seguinte do torneio, à qual terão acesso os dois primeiros desta poule.

Tendo de jogar, por imposição da EHF, fora da sua “catedral” – o Flávio Sá Leite – o ABC mudou-se para bem perto, para o Parque de Exposições de Braga, pavilhão que acabou, assim, por ser palco do regresso do andebol de primeira dimensão europeia à Cidade dos Arcebispos, coroada com uma vitória por um resultado que não espelha bem o que se passou no terreno ao longo dos 60 minutos.

É verdade que o campeão português, com exceção dos momentos iniciais, esteve quase sempre no comando e, no segundo tempo, só deixou os dinamarque­ses empatar, por uma vez, a cinco minutos do fim. Foi nesse momento, que poderia tornar-se fatal, que a maturidade da equipa de Carlos Resende veio ao de cima, não se deixando surpreende­r, marcando, finalmente, a diferença que viria a tornar-se decisiva. Três golos seguidos de Nuno Grilo e duas boas defesas de Humberto Gomes foram os momentos do jogo.

O ABC, que fez do poderio defensivo o pilar fundamenta­l deste importante triunfo, poderia ter consolidad­o bem mais cedo o sucesso, sem ter de passar pelo apertado forcing final dos nórdicos. A 17 minutos do fim, os minhotos tiveram várias oportunida­des para se colocarem a ganhar por cinco golos – o que, certamente, logo aí mataria o jogo –, mas falharam dois remates, cometeram uma falta e um turnover, permitindo, depois, ao Holstebro fazer três golos e ficar a um do empate. O que viriam a conseguir, pouco depois, à entrada dos cinco minutos finais. Foi então que o ABC sentiu que tinha de voltar a acelerar.

 ??  ?? Nuno Grilo, que marcou dez golos, tenta furar perante a oposição de dois jogadores do Holstebro
Nuno Grilo, que marcou dez golos, tenta furar perante a oposição de dois jogadores do Holstebro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal