O Jogo

QUANDO O APITO ATROPELOU O GOLO

A história de uma polémica com pormenores caricatos de uma visita dos sadinos a Santa Maria da Feira, na época de 1989/90

- CARLOS LOPES

Em 1990, o V.Setúbal esteve a vencer por 4-0, mas permitiu a recuperaçã­o da equipa da casa até ao 4-3 e antes do momento polémico. Depois de muita confusão e protestos, o segundo jogo terminou 0-0

V. Setúbal e Feirense vão defrontar-se pela 17.ª vez na história, sendo que esta é a nona partida dos sadinos em Santa Maria da Feira, a quinta a contar para a I Liga. O saldo dos confrontos entre ambos pende para os da casa, que venceram em duas ocasiões, empataram uma e perderam outra.

Contudo, no histórico entre os dois emblemas, houve uma época que ficou marcada por uma situação, no mínimo, caricata. O jogo teve de ser repetido, graças ao relatório do co- mandante das forças policiais presentes. Tudo aconteceu na 21.ª jornada do campeonato de 1989/1990, que teve de ser repetida a meio da semana. Nessa deslocação a Santa Maria da Feira, os sadinos estiveram a vencer por 4-0, mas permitiram a recuperaçã­o e o resultado chegou aos 4-3. A polémica surgiu nos últimos instantes da partida, dirigida pelo bracarense FortunatoA­zevedo, que terá apitado para o final do encontro mesmo antes de a bola entrar na baliza dos sadinos. Os locais festejaram, mas os sadinos protestara­m, alegando que o árbitro já havia apitado para o final antes de a bola ter entrado na baliza. Durante a confusão, o balneário dos setubalens­es “foi invadido por indivíduos de pistola em punho”, que intimidara­m os atletas e dirigentes vitorianos”, tal como relatam os jornais da época. O árbitro terá sido coagidoaou­viraversão­docomandan­te das forças policiais destacadas para o jogo, declarando que a bola já tinha entrado na baliza aquando do apito final.

O certo é que, perante os protestos dos sadinos, o jogo teve de ser repetido, acabando por se realizar a 3 de maio.A parti- da terminouse­m golos,mas de novo envolta em polémica. Fortunato Azevedo não validou o golo apontado por Aparício no segundo tempo, para espanto dos visitantes.

Nessa época, o Feirense acabou por descer de divisão e o V. Setúbal classifico­u-se em 7.º lugar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal