O Jogo

Contas europeias para desempatar

Três apuramento­s e três eliminaçõe­s é o saldo portista quando acabou a primeira volta da Champions com quatro pontos

- CARLOS GOUVEIA

Quando ganhou a última Champions, o FC Porto estava na mesma situação ao fim de três jogos. Somar mais seis pontos deve chegar para passar, mas tudo depende do que o Brugge fizer

vitória emBrugge relançou o FC Porton acorrida pelo apuramento para os oitavos de final da Champions. Com quatro pontos no final da primeira volta, os dragões têm de fazer melhor nos três jogos finais, sendo dois deles em casa. Mais seis pontos podem sersufici entes, m asse oBrugge perder todos osjog os–como até agora– as contas complicam-se na luta direta com o Copenhaga, onde o FC Porto joga na quinta jornada. Esse poderá ser o jogo-chave deste grupo.

Ter quatro pontos no final da primeira volta já foi suficiente para o FC Porto ser apurado em três ocasiões e numa até se sagrou campeão europeu, com José Mourinho. Nessa época (03/04) passaria com 11 pontos – ou seja, fez sete na segunda volta; as mesmas contas repetiram-se em 2006/07; em 2001/02 bastaram seis pontos nos três jogos finais para seguir em frente na prova.

Também há três exemplos em que o FC Porto ficou pelo caminho: em 2011/12, com VítorPerei­ra, somou quatro pontos na segunda volta; em 1998/99 só acrescento­u três pontos e também não passou, precisamen­te o que já tinha sucedido em 1995/96. As contas serão desempatad­as nesta época e só melhorando o desempenho o FC Porto poderá passar.

 ??  ?? Layún fez o primeiro golo em Brugge
Layún fez o primeiro golo em Brugge

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal